FCCN
Ainda não tenho conta. Preciso de ajuda.
  login  
Utilizador não autenticado User Offline
Está a usar IPv4. O seu endereço é: 54.205.189.156
Início
Início
Início
Início
Início
Início

Preservação digital

22 Nov 2011 | Internet

UNESCO reconhece a importância dos arquivos ao apoiar a Declaração Universal sobre os Arquivos

Em 2003 a UNESCO reconheceu a importância da preservação digital, afirmando que o desaparecimento da informação digital constitui um empobrecimento à herança de todas as nações. Agora, a UNESCO reconheceu a importância dos arquivos ao apoiar a Declaração Universal sobre os Arquivos. Esta declaração destaca os arquivos como instrumentos fundamentais na preservação do conhecimento das sociedades modernas. Na declaração pode se ler:

"Arquivos registram decisões, ações e memórias. Arquivos são um património único e insubstituível transmitido de uma geração a outra. Documentos de arquivo são geridos desde a criação para preservar seu valor e significado. Arquivos são fontes confiáveis de informação para ações administrativas responsáveis e transparentes. Desempenham um papel essencial no desenvolvimento das sociedades ao contribuir para a constituição e salvaguarda da memória individual e coletiva. O livre acesso aos arquivos enriquece o conhecimento sobre a sociedade humana, promove a democracia, protege os direitos dos cidadãos e aumenta a qualidade de vida.”

Leia a declaração na totalidade aqui ou saiba mais.

Aceda ao Arquivo da Web Portuguesa aqui.


Logo Certified Accessibility da UMIC - consulte os relatórios qualitativos Acessibilidade Governo de Portugal Ministério da Educação e Ciência FCT POSC
seara.com