FCCN
Ainda não tenho conta. Preciso de ajuda.
  login  
Utilizador não autenticado User Offline
Está a usar IPv4. O seu endereço é: 54.243.23.129
Início
Início
Início
Início
Início
Início
Internet de nova geração

14 de setembro de 2012 - Data histórica para o IPv6

A partir desta data as regras de atribuições de endereçamento IPv4 na Europa mudaram. A única alternativa para continuar a permitir o crescimento da Internet pública é a implementação do IPv6 em todas as redes.


IPv6 na RCTS

A tecnologia IPv6, também apelidada de Internet de nova geração, é uma das áreas em que a FCCN tem tido significativa actividade desde há vários anos. Nesse sentido a FCCN tem feito evoluir a Rede Nacional de Investigação e Ensino, a RCTS, de forma a suportar todos os serviços da Internet para funcionarem em ambas as tecnologias - IPv4 e IPv6.
Nesta área, e desde há vários anos, a FCCN tem procurado constituir-se como um elemento catalisador de referência ao nível da disseminação das potencialidades da tecnologia IPv6 na sua rede.
A actuação da FCCN tem-se focado nos seguintes objectivos, apresentados por ordem de importância:

 

  1. Adaptar todos os seus serviços de modo a suportarem o protocolo IPv6.
  2. Promover a adopção do IPv6 por parte das entidades ligadas à RCTS.
  3. Participar em projectos nacionais e internacionais relacionados com o IPv6.
  4. Promover a disseminação e a adopção do IPv6 pelas entidades nacionais, nomeadamente pelos fornecedores de serviços de comunicações.
Relativamente ao primeiro objectivo, a FCCN disponibiliza, como uma componente do seu serviço IP (RCTS IP) a conectividade IPv6 a todas as entidades desde 2005, tendo sido uma das primeiras a fazê-lo com conectividade internacional através da rede europeia GÉANT. No GigaPIX, a RCTS também disponibiliza IPv6 a todos os operadores que desejarem fazer "peering” com esta tecnologia.

Junto das entidades ligadas à RCTS, a FCCN tem promovido, sempre que possível, projectos de apoio à implementação do IPv6.
A nível internacional, a FCCN tem participado de forma contínua desde 2002, em projectos internacionais, de desenvolvimento e disseminação do IPv6.
Por fim, embora em menor escala, a FCCN tem promovido regularmente workshops sobre IPv6 orientados para as empresas e o público em geral.

Logo Certified Accessibility da UMIC - consulte os relatórios qualitativos Acessibilidade Governo de Portugal Ministério da Educação e Ciência FCT POSC
seara.com