Passar para o Conteúdo Principal
 

Arquivo.pt celebrou 10 anos de existência

Arquivo.pt celebrou 10 anos de existência

Foi no passado dia 8 de novembro que a unidade FCCN assinalou o 10.º aniversário do Arquivo.pt, num evento que recebeu 125 participantes no Pavilhão do Conhecimento, e que incluiu uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro deste serviço. A sessão de dia inteiro cumpriu aquilo a que se propôs: dar a conhecer aos presentes todo o potencial de um recurso que ajuda a criar “novas formas de viajar ao passado”.

Foi assim possível conhecer a experiência que dez anos trouxeram ao trabalho de preservação do património digital português e a necessidade de “dar poder à memória” através dos arquivos digitais. Algo que terá sido igualmente realçado nas intervenções dos dois keynotes convidados:

Arquivo.pt
Evento Arquivo.pt

José Pacheco Pereira – historiador e investigador da história contemporânea, que desde cedo se mostrou sensível à efemeridade da história presente e à necessidade de combater o esquecimento, a favor da preservação da memória do passado, tendo lançado o site Ephemera, o qual pretende ajudar a difundir o seu arquivo pessoal numa versão online. 

 

 

 

Arquivo.pt
Evento Arquivo.pt

Julien Masanès – co-fundador do Arquivo Europeu (European Archive) – agora Fundação para a Memória da Internet – Internet Memory Foundation. que na sua intervenção expôs exemplos práticos que ilustraram o potencial presente e futuro da preservação de conteúdos online, nomeadamente como fonte para estudos e investigação nas mais diversas áreas.

Na sessão da tarde a agenda trouxe ao evento uma componente mais formativa, com dois workshops focados no serviço e potenciais utilizações. O primeiro workshop trouxe-nos exemplos de trabalho de investigação com recurso ao Arquivo.pt – testemunhado na primeira pessoa por três investigadores que desenvolvem projetos nas áreas das ciências sociais, comunicação social e ciências da informação.

O segundo workshop da tarde esteve a cargo da equipa que todos os dias trabalha e mantém o Arquivo.pt e consistiu na explicação prática sobre as “formas de preservação e acesso à memória da web”.

Durante o evento foi ainda anunciada a abertura das candidaturas ao “Prémio Arquivo.pt 2018”. Este prémio tem como objetivo convidar a comunidade a desenvolver projetos de investigação que tenham como recurso o Arquivo.pt. O regulamento será publicado muito em breve e as candidaturas estarão abertas no primeiro quadrimestre de 2018. O primeiro prémio terá o valor de 10.000€ e o segundo e terceiro classificados receberão também uma quantia em dinheiro.

Para ver ou rever as sessões deste dia, convidamo-lo a aceder às gravações do evento.