As candidaturas para o programa de incubação da Fábrica de IA BSC no Porto já estão abertas e decorrem até 15 de setembro. A iniciativa, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA), destina-se a startups e pequenas e médias empresas (PME) que desenvolvam soluções assentes em inteligência artificial (IA).
O programa é gratuito e terá lugar entre 5 de outubro de 2026 e 30 de março de 2027, nas instalações da UPTEC Asprela II, no Porto. Além do acompanhamento especializado às empresas participantes, esta iniciativa pretende acelerar a inovação nacional em IA e reforçar a ligação entre o ecossistema empresarial e as infraestruturas avançadas de Computação Avançada disponíveis em Portugal.
Um programa, vários serviços para as startups
A iniciativa é composta por um conjunto de serviços e recursos disponibilizados pela Fábrica de IA BSC, permitindo às empresas desenvolverem, testarem e escalarem as suas soluções tecnológicas. Entre os apoios previstos encontram-se serviços de descoberta e acesso a dados, horas de computação, acompanhamento técnico especializado, mentoria, ações de formação e consultoria em áreas avançadas da inteligência artificial, incluindo modelos linguísticos de grande dimensão.
Além da componente de incubação, o programa funciona também como uma porta de entrada para os restantes serviços disponibilizados pela Fábrica de IA BSC, facilitando o acesso a recursos estratégicos para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Quem se pode candidatar
Embora a call seja aberta a todas as startups e PME que desenvolvam projetos de inteligência artificial, atribui-se prioridade a candidaturas enquadradas em áreas consideradas estratégicas para a inovação e competitividade nacional. Saúde, biotecnologia e farmácia, agricultura, clima e economia azul, energia, serviços jurídicos e financeiros, comunicação e media, bem como o setor público são algumas das prioritárias.
As candidaturas devem ser submetidas através da página oficial do projeto.
A Fábrica de IA BSC é uma iniciativa europeia liderada pelo Barcelona Supercomputing Center. Portugal integra esta rede através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA), reforçando o posicionamento estratégico nacional no ecossistema europeu de IA. O projeto é ainda financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).












