O ENUM é talvez o protocolo mais falado da rede RCTS VoIP e o pilar sobre qual a rede existe.
Mas afinal o que é o ENUM?

O ENUM ou E.164 Number Mapping é o protocolo que permite a associação de números de telefone em recursos de IP, como por exemplo, URL (Uniform Resource Locators). Desempenha um papel fundamental na rede RCTS VoIP pois é através dele que é permitido realizar chamadas de voz através da rede RCTS e não através da PSTN (operadores).

O ENUM, mapeia números de telefone para serviços ou equipamentos conectados à rede.

Idêntico ao DNS (Domain Name System), o ENUM funciona como um sistema de resolução de nomes. O protocolo converte a numeração em domínio onde cada dígito do número é representado por uma sequência de caracteres. A resposta de um registo NAPTR (Name Authority Pointer) dessa conversão deverá indicar-nos a localização do contacto, isto é, o domínio onde o número está registado.

De forma a entender o processo do ENUM, podemos manualmente realizar o processo do protocolo. Usámos como exemplo a numeração da FCCN, no entanto, qualquer numeração registada no e164.arpa, ou também conhecida como “Golden Tree” funcionará também.

Contacto FCCN: (+351) 218 440 100

Em primeiro lugar, convertemos manualmente esta numeração para um formato específico, isto é, invertemos o número e adicionamos o domínio e164.arpa. De seguida, realizamos uma análise de informação no registo do tipo NAPTR com esse mesmo domínio, como demonstra a imagem abaixo.

Picture1 FCCN Unidade de Computação

A resposta a este pedido deverá ser a localização da numeração, neste caso, o domínio do qual esta numeração pertence é voip.fccn.pt que por sua vez terá um record A associado ao domínio.

Picture2 FCCN Unidade de Computação

É para este mesmo IP que a sinalização SIP será enviada e desse modo a chamada é realizada com sucesso. É importante referir que deverá ser configurado no registo NAPTR do domínio os vários SRV com as prioridades pretendidas.

Picture3 FCCN Unidade de Computação

A razão pela qual é importante que no registo NAPTR do domínio estejam configurados os SRV com os diferentes tipos de transporte é porque o ENUM utilizará um desses serviços como recurso para a realização da chamada. O registo de cada SRV deverá responder-nos com o próprio o domínio do “owner” da numeração. Como por exemplo:

Picture4 FCCN Unidade de Computação

Em suma, o ENUM utiliza os registos NAPTR, SRV e A para identificar a localização da numeração registada na árvore ENUM (e164.arpa). A conversão dessa numeração em domínio permite-nos registar a numeração de uma forma idêntica ao DNS. A chamada é realizada para o record A do domínio final. Isto permite que as chamadas entre instituições não saiam para a PSTN recorrendo apenas à rede RCTS para a realização das chamadas sem pagar qualquer euro.

Outros artigos relacionados