O Gestor de Tecnologias de Informação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Joaquim Santos, destaca o papel “essencial” da ligação desta instituição de ensino superior à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, sublinhando a importância da atualização para 100 Gbps, no âmbito do RCTS100 , projeto co-financiado por fundos europeus no Âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização: «A ligação do IPCB à RCTS é essencial»

Qual o significado e impacto da ativação da ligação do Instituto Politécnico de Castelo Branco à rede nacional de ensino e investigação a 100 Gbps?

A ligação do Instituto Politécnico de Castelo Branco à RCTS é essencial para as atividades desenvolvidas no IPCB. A ativação dessa ligação para 100 Gbps garante uma maior largura de banda por forma a assegurar maior qualidade no serviço prestado, face ao número crescente de dispositivos que estão ligados na rede.

A ativação desta ligação proporcionou também que existisse uma evolução nas infraestruturas internas, uma vez que com esta implementação foram melhoradas as infraestruturas de rede, conectividade e segurança. Esta transformação reflete-se numa melhor qualidade de serviço que é prestado à comunidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Qual a importância e impacto que os serviços e projetos digitais da Unidade FCCN têm no dia a dia da comunidade do IPCB?

A unidade FCCN tem um grande impacto no dia a dia da comunidade académica em Portugal, não apenas no IPCB. São os principais dinamizadores digitais e que desafiam a comunidade académica para a inovação, através dos seus projetos, desde logo através da ligação à RCTS, que garante a conectividade de alta velocidade a todas as instituições que dela fazem parte, proporcionando depois o acesso a diversos serviços fundamentais para o IPCB.

Dos vários serviços e projetos que o IPCB integra e que são essenciais para a comunidade do IPCB, destaco o eduroam que permite aos nossos utilizadores a conetividade a esta rede não só no campus do IPCB, mas em vários pontos do mundo; o projeto VoIP que permitiu uma redução considerável nos preços das comunicações; e o serviço Colibri, que permitiu adaptar o modelo de ensino presencial para online e foi fundamental durante a pandemia para garantir a continuidade do ensino.

Existem outros serviços muito importantes e que são muito utilizados, tais como a b-on, que permite a toda a comunidade, em especial a investigadores, o acesso a um vasto número de publicações de natureza científica e serviços eletrónicos, o Videocast, o Filesender, o RCTS Certificados e o RCTSaai.

Há alguma coisa que pretenda acrescentar?

Finalmente, queria agradecer à FCCN todo o empenho, dedicação e apoio que nos dá. Penso que esta proximidade que conseguem manter com toda a comunidade académica nacional, é um fator importante para o sucesso na implementação de todos estes projetos, na esperança de que nos continuem a desafiar e de que continuemos a evoluir juntos.

Outros artigos relacionados