Edna Correia, investigadora do CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do mar), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, galardoada com a Medalha de Honra L’Oréal para Mulheres na Ciência, fala-nos do seu percurso e desafios, e deixa ainda bons conselhos para as jovens que queiram enveredar pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Durante o mês de março, a Unidade FCCN associa-se à campanha da GÉANT #WomenInSTEM, dando a conhecer, em entrevista, as opiniões de várias convidadas nas áreas STEM.

EC: O meu nome é Edna Correia (EC) e sou investigadora do CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do mar), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

– Quando e porque se interessou pela STEM? Era este o seu sonho enquanto criança/adolescente?

EC: Penso que foi em criança que me surgiu esta vontade de seguir biologia, por passar muito tempo na natureza e perceber que a queria compreender melhor.

– Como é que o seu trabalho contribui para a ciência, inovação e criação de conhecimento? Como é que o seu trabalho tem impacto no mundo?

EC: Sou bióloga e estudo ecologia de aves e ao longo dos últimos anos tenho desenvolvido uma parte do meu trabalho nas zonas costeiras do arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau. Esse trabalho tem contribuído para compreender melhor o funcionamento deste ecossistema, mais especificamente, a forma como as diferentes espécies se comportam e interagem entre si e com o meio que as rodeia. É essencial para determinarmos estratégias para a conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos.

– Que mensagem ou conselho inspirador daria a jovens raparigas interessadas numa carreira em STEM?

EC: A todas as jovens que queiram seguir uma carreira na ciência eu diria que não deve haver nenhuma razão que as impeça de o fazer. É certo que não é um percurso fácil, tem muitos desafios e é bastante competitivo, normalmente é precário e tem falta de recursos e, por isso, é necessária muita força de vontade, disciplina e empenho. Ainda assim, pode ser um trabalho muito recompensador e que inclui fazer coisas incríveis, é, por isso, que eu gosto de o fazer e gostaria de continuar por muitos anos.


A atribuição das medalhas de Honra L’Oréal é uma iniciativa conjunta entre a L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO – Portugal e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Outros artigos relacionados