Sandra Tavares, investigadora na área de biologia do cancro, no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto, vencedora da Medalha de Honra L’Oréal para Mulheres na Ciência 2021, conta-nos como descobriu que a área da biologia do cancro era onde queria desenvolver o seu trabalho de investigação.

Durante o mês de março, a Unidade FCCN associa-se à campanha da GÉANT #WomenInSTEM, dando a conhecer, em entrevista, as opiniões de várias convidadas nas áreas STEM.

ST: O meu nome é Sandra Tavares e sou uma investigadora na área da biologia do cancro, no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto. No entanto, eu não comecei por aqui.

– Quando e porque se interessou pela STEM? Era este o seu sonho enquanto criança/adolescente?

ST: A forma como o corpo o humano funciona sempre me fascinou e foi isso que me fez licenciar em bioquímica, no Porto. Aí percebi que a ciência é muito mais vasta do que aquilo que inicialmente eu pensava e, então, ao terminar a licenciatura decidi experimentar trabalhar em fungos. Rapidamente percebi que o que gostava mesmo era biologia do cancro e então mudei e encontrei a minha realização pessoal e profissional.

– Que mensagem ou conselho inspirador daria a jovens raparigas interessadas numa carreira em STEM?

ST: Nós, as mulheres devemos procurar estar onde queremos estar, onde o nosso intelecto e talento nos faz felizes e realizadas. Claro que, para mim, a ciência tem uma beleza e complexidade que me deslumbra e ver novas mulheres a partilhar do meu entusiasmo de menina deixa-me feliz, pois sei que continuaremos a trazer o equilíbrio que a nossa comunidade precisa e de que a sociedade depende, em tudo o que a define. A sociedade tem de criar um ambiente em que a decisão de sermos cientistas seja natural, simplesmente porque o é.


A parceria que deu origem ao L’Oréal-UNESCO For Women in Science foi celebrada em 1998, entre a UNESCO e a L’Oréal, e inspirou várias iniciativas locais em alguns países em que a empresa tem presença. Portugal é um dos países que, em 2004, iniciou a entrega das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência – iniciativa conjunta entre a  L’Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO – Portugal e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Outros artigos relacionados