Passar para o Conteúdo Principal
 

Certificação do RCTS CERT

Certificação do RCTS CERT

Cadeado Segurança

A 26 de Janeiro de 2015 o CERT da FCT tornou-se o primeiro serviço de resposta a incidentes de segurança português, e um dos primeiros a nível europeu, a ser certificado pelo Trusted Introducer for Europe.
Este momento foi o culminar de um processo de vários meses, durante os quais o CERT se submeteu a uma verificação de conformidade com quarenta parâmetros de qualidade em vertentes organizativas, processuais, recursos humanos e ferramentas.

O CERT da comunidade académica portuguesa (RCTS) torna-se, assim, membro de uma comunidade ainda muito testrita de CERTs europeus a gozarem deste estatuto – cerca de 12 à altura desta notícia, de entre um total de quase 240 equipas listadas neste diretório.

A cerimónia de atribuição do certificado teve lugar durante a reunião da Task-Force for Collaboration of Incident Response Teams, que se realiza em Las Palmas de Gran Canária entre 26 e 28 de janeiro.

O serviço Trusted Introducer (TI) foi criado na Europa, no ano 2000, com o objetivo de ajudar todas estas equipas a aumentar a colaboração, e desta forma melhorar os níveis globais de segurança mediante uma resposta mais rápida a ataques e a novas ameaças. O TI fomenta uma rede de confiança e presta um conjunto de serviços especializados para todas as equipas de resposta a incidentes. Mantém igualmente uma base de dados de contactos para estas equipas e disponibiliza uma resenha atualizada dos seus níveis de maturidade e capacidade demonstradas.

Para esse efeito foram criados mecanismos de acreditação e de certificação, baseados nas melhores práticas desenvolvidas e testadas, durante anos, dentro desta comunidade.