Passar para o Conteúdo Principal
 

Ciência Cidadã na Semana do Acesso Aberto

Ciência Cidadã na Semana do Acesso Aberto

banner-ciencia-cidada-facebook-post

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia promovem o Encontro Nacional de Ciência Cidadã, na quinta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 10 horas, no Teatro Thalia, em Lisboa, cuja sessão de abertura estará a cargo da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

Trata-se de uma iniciativa que pretende lançar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã, para além de:

 

  • dar a conhecer os princípios e fundamentos da Ciência Cidadã;
  • promover o aumento da participação e envolvimento dos cidadãos nas atividades científicas, na partilha e construção colaborativa do conhecimento;
  • capacitar para a utilização, gestão, partilha e curadoria de dados de investigação;
  • identificar, mapear e agregar iniciativas, projetos, campanhas e desafios de ciência cidadã em Portugal;
  • alinhar com atividades transnacionais e internacionais de participação cidadã e/ou envolvimento dos cidadãos na resolução de desafios;
  • estimular a criação de uma comunidade de Ciência Cidadã.

 

Durante a conferência serão apresentadas as propostas no âmbito d’ “O meu projeto de Ciência Cidadã em 3 minutos”, inscritas ao longo das últimas semanas como exemplos de boas práticas de Ciência Cidadã.

O Encontro Nacional de Ciência Cidadã integra-se na Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) de 2017 que começa esta segunda-feira, dia 23 de outubro, e termina no próximo domingo, dia 29 de outubro.

A edição deste ano assume especial relevância após a UNESCO, desafiada pela SECTES, ter adotado os princípios da Ciência Aberta na Declaração de Genebra que é já um marco na implementação da Agenda 2030 e no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nela estabelecidos. A Agenda 2030 reconhece a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para um desenvolvimento sustentável, com crescimento económico, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

A Semana Internacional do Acesso Aberto 2017, promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC), tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao Conhecimento e traduz-se num conjunto de iniciativas internacionais, entre as quais as que são organizadas pelas instituições de ensino superior portuguesas e que estão disponíveis aqui.

Numa mensagem divulgada no endereço da Semana Internacional do Acesso Aberto, a Secretária de Estado Maria Fernanda Rollo afirma que “a Ciência Aberta chegou e instalou-se. Importa cumpri-la, conscientes da complexidade que reveste, evitando oportunismos e confirmando-a como oportunidade, sempre tendo presente que não constitui um fim em si-mesma, mas um catalisador, no sentido da contribuição da ciência/do conhecimento, para o desenvolvimento sustentável e para um mundo mais justo e com maior bem-estar”.