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Colibri – Otimizar a utilização

Face à crescente utilização da plataforma Colibri por parte da comunidade académica nacional, poderão ser notados alguns constragimentos no serviço. Para os resolver, foi feito reforço do licenciamento, de forma a poder garantir o seu normal funcionamento. Pedimos, no entanto, que seja tida especial atenção às boas práticas abaixo mencionadas, como forma de assegurar o bom funcionamento, aquando da criação ou participação em sessões Colibri.

 

O serviço Colibri consiste numa ferramenta de webconference que se encontra disponível para todas as instituições pertencentes à RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) e permite realizar sessões de videoconferência com vários participantes de múltiplas instituições. O atual modelo de licenciamento funciona num regime flutuante, que atribui contas Pro, mediante login federado na plataforma. As licenças Pro têm atualmente uma duração de duas horas após o último login realizado na plataforma. 

 

Tipologia das contas

 

  • Contas Pro / Licensed  – 
    • Permitem realizar reuniões com mais de 40 minutos e um máximo de 300 participantes por sessão. (disponíveis para contas staff ou a faculty).
    • Possibilidade de gravação na cloud
    • Polls
    • Ligação a terminais de videoconferência
    • Breakout rooms
  • Contas Básicas – 
    • Permitem realizar reuniões com uma duração máxima de 40 minutos e um número máximo de 100 participantes por sessão.

 

Face à crescente procura do serviço, neste momento, pede-se uma maior atenção e moderação na sua autenticação.

O Colibri, trabalha com contas flutuantes, para todos os membros da rede RCTS. A contas Pro são válidas até duas horas após ter sido realizado o login federado na plataforma.

Mesmo que já tenha feito o login durante o decorrer do dia, e se no momento de verificação, não estiver em reunião, a sua conta irá ser reduzida para BASIC. 

Terá de voltar a proceder à autenticação, sempre que quiser moderar uma nova reunião. 

 

Moderador

 

Se é moderador de uma sessão deverá seguir os seguintes passos:

Caso seja moderador, deverá autenticar-se antes de começar a reunião de forma a garantir que a sua sessão de trabalho é superior a 40mins.

  1. Aceder à plataforma em http://colibri.fccn.pt/
  2. Clicar em ‘agendar’
  3. Realizar o login Federado (RCTSaai) com os dados da sua instituição (user e password)
  4. Preparar e configurar a sua reunião
  5. Partilhar o “link” ou “ID” da sua sessão por email com os vários participantes
  6. Após autenticação e realizado o login, a sua licença Pro terá uma duração de 2 horas

 

Participantes

 

Se vai participar numa sessão deverá seguir os seguintes passos:

  1. Aceder à sessão via “link” partilhado pelo moderador da sessão
  2. Alternativamente, pode aceder à sessão via Aplicação ZOOM 
  3. Abrir a aplicação ZOOM
  4. Clicar em “Join a Meeting” e colocar o “ID” da sessão partilhado pelo moderador (Ex: 000-000-0000)

 

Nota: Os participantes devem evitar fazer o login na plataforma, visto que não é necessário para a sua participação na reunião. (Como referido, apenas os moderadores deverão fazer login).

 

Outros Serviços que lhe podem ser úteis

 

A FCCN fornece ainda adicionalmente outros serviços de apoio à colaboração e ensino a distância, que lhe podem ser úteis durante este período nomeadamente, o Videocast e o Educast.

 

O Videocast para realizar live streaming de aulas e eventos institucionais funciona como ferramenta de comunicação unidirecional “um para muitos”, com possibilidade de chat integrada e partilha nas redes sociais.

http://videocast.fccn.pt/

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Transmissão de eventos em direto;
  • Página de suporte à criação e gestão de uma videodifusão;
  • Personalização do layout de apresentação;
  • Integração de vídeo, apresentação e chat;
  • Transcodificação automática para formatos móveis;
  • Partilha nas redes sociais;
  • Estatísticas de acesso e monitorização em tempo real;
  • Acesso controlado por palavra-chave;

 

O Educast, para gravação, edição e publicação de aulas em vídeo e sua disponibilização através da internet. Permite gravar vídeo e slides e fazer a partilha de vídeos educativos em múltiplos formatos (Streaming, Desktop e Mobile).

http://educast.fccn.pt/

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Gravação de vídeos educativos (aulas, workshops, eventos, tutoriais);
  • Gestor de conteúdos centralizado;
  • Captura simultânea de vídeo, áudio e slides;
  • Editor de vídeos via web;
  • Publicação em múltiplos formatos (streaming, desktop e mobile);
  • Portal de acesso aos vídeos produzidos;
  • Integração com Learning Management Systems (Moodle, Blackboard, Sakai, Canvas);
  • Acesso controlado aos conteúdos via autenticação federada (RCTSaai);

 

Nota: Pedimos especial atenção para todas as boas práticas acima mencionadas, sempre que seja agendada ou em caso de simples participação numa reunião, através do serviço Colibri.