Passar para o Conteúdo Principal
 

Conhecidos os vencedores do desafio Lightning Talk

Conhecidos os vencedores do desafio Lightning Talk

Com o apoio da unidade FCCN, estudantes universitários portugueses poderão participar na maior conferência anual de redes académicas, em Trondheim, na Noruega. Conheça os projetos selecionados.

O desafio do Students Lightning Talk Challenge é simples: participar numa conferência internacional – a TNC18: GÉANT – através de uma apresentação de 5 minutos. A comunicação dos estudantes poderá consistir na exposição de uma ideia, de uma descoberta de inovação, de um projeto, do resultado de uma investigação ou de um estudo.

Depois do período de candidaturas – que decorreu até 31 de janeiro – foi realizada a seleção das propostas que serão, agora, analisadas pela organização da conferência TNC18.

Vídeo 1 da apresentação de lightning talks da edição de 2017 da TNC – GÉANT (Fonte: NorduNet)

Vídeo 2 da apresentação de lightning talks da edição de 2017 da TNC – GÉANT (Fonte: NorduNet)

Para um dos estudantes que participou na edição de 2017, Tiago Castro, esta oportunidade trouxe-lhe a perceção de um mundo verdadeiramente globalizado. “Esta experiência alargou os meus horizontes e fez entender que o Mundo é mais do que a minha vizinhança… É muito maior, muito mais interessante”, destaca.

Projetos selecionados

Nome: José Brito
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Tema da exposição: Comunicação de um projeto de monitorização do ambiente e de gestão de recursos, através da utilização de uma redes de sensores no campus da UTAD.

Nome: Jorge Mendes
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Tema da exposição: Apresentação do projeto “mySense” – uma plataforma de suporte à integração de dados provenientes de dispositivos IoT (Internet das Coisas), aplicados ao setor agroflorestal.