Passar para o Conteúdo Principal
 

Desenvolvimentos do piloto cloud computing na RCTS

Desenvolvimentos do piloto cloud computing na RCTS

Logo INCD

Foi assinado recentemente um protocolo de colaboração com a PT e ReferTelecom no âmbito do projeto piloto de Cloud Computing

Como referido durante as Jornadas FCCN no passado mês de fevereiro, a FCCN | FCT dinamiza presentemente um projeto piloto de cloud computing, juntamente com o LIP e o LNEC, no âmbito da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação.

Neste contexto foi assinado recentemente um protocolo de colaboração com a PT e ReferTelecom, para experimentação em duas vertentes:
• Clouds hibridas
• Datacenter as a Service (DaaS)
Outros operadores poderão vir a participar.

Com o “Datacenter as a Service” espera-se facilitar tecnicamente que uma instituição da RCTS extenda fisicamente o seu datacenter, incluindo as suas VLANs, a operadores de housing nacionais. Um caso de uso típico surge com a exaustão de espaço no datacenter local, pontual ou permanentemente.

Com a vertente “Clouds hibridas” pretende-se analisar e testar arquiteturas que facilitem a extensão de clouds locais a operadores públicos, tirando partido da RCTS, ou seja, economizando custos de tráfego e garantindo elevado desempenho de rede.

O piloto procura também desenvolver a cloud privada da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuida [1], que é uma e-infraestrutura do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico.

Os interessados num maior acompanhamento/envolvimento no projeto piloto poderão contactar o endereço piloto-cloud@fccn.pt, para aceder a lista email de anúncios de projeto bem como a documentação de referência