Passar para o Conteúdo Principal
 

Educast apresenta novidades no serviço

Educast apresenta novidades no serviço

Entre as várias novidades anunciadas este ano, destacam-se o novo rebranding do serviço, a nova presença online e o novo recorder para Windows, o Easy2rec.

Rebranding

O rebranding do Educast teve como principal objetivo a renovação da sua identidade, optando por um design mais simples e moderno, que visa acompanhar as tendências estéticas da atualidade.

Na sequência do rebranding, o Educast@fccn encurtou o seu nome para Educast, tornando assim o serviço mais fácil de pronunciar e mais simples de memorizar pela sua comunidade utilizadora.

O Educast aumentou ainda a sua palete de cores, acrescentando agora à sua gama de cores os tons azuis, que transmitem calma, tranquilidade, confiança e serenidade. O Educast também alterou a sua tipografia, passando a utilizar uma nova webfont, que vai ao encontro da sua nova identidade e facilita uma maior coerência gráfica e estética ao longo dos seus diferentes canais de comunicação.

Presença online

O Educast redefiniu toda a sua presença online. Neste momento, o serviço pode ser acedido através de uma nova landing page, que depois encaminha os utilizadores para três websites distintos:

• O Gestor (administração e gestão de conteúdos educativos)
• O Portal (pesquisa de conteúdos educativos produzidos pela comunidade RCTS)
• A Ajuda (informações genéricas acerca do serviço Educast)

O Gestor

O Gestor de conteúdos é o local onde os utilizadores (professores, equipas técnicas e alunos), podem gerir todos os conteúdos educativos presentes na plataforma, provenientes de gravações de aulas, eventos institucionais, seminários e workshops.

O Gestor de conteúdos permite um fácil acesso aos conteúdos criados na plataforma. Aqui é possível aceder aos conteúdos didáticos, definir as suas licenças de utilização, editar os vídeos educativos, associar os metadados, aceder a estatísticas de visualização, obter links para a partilha e disseminação dos conteúdos em sites institucionais, web 2.0, plataformas de e-learning e Learning Management Systems (Moodle, Sakai e Blackboard).

Saber mais.

O Portal

O Portal Educast permite a pesquisa de conteúdos educativos multimédia em várias áreas do conhecimento, facilitando assim o acesso aos conteúdos criados pelas instituições ligadas à RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) e aderentes ao serviço Educast.
O Portal Educast pretende desta forma abrir o acesso ao conhecimento académico e científico em formato audiovisual e multimédia, seguindo de perto os mais recentes movimentos de acesso livre a recursos educativos abertos.
Através do portal Educast, os utilizadores têm a capacidade de pesquisar por conteúdos do seu interesse nas seguintes áreas do conhecimento: Artes e Cultura, Negócios, Educação, Saúde, Humanidades, Interdisciplinar, Matemática e Ciências Naturais, Ciências Sociais e Tecnologias, Direito e Ciências Aplicadas.
Todos os conteúdos disponíveis no portal foram produzidos e submetidos através da plataforma Educast, e encontram-se disponíveis para consulta sem custos associados, para toda a comunidade RCTS e público em geral.
Este portal visa criar desta forma uma comunidade aberta e colaborativa, que possa tirar partido dos seus pares e do conhecimento criado à escala nacional por professores, investigadores e alunos.
A reutilização e partilha destes conteúdos educativos, não só contribui para um país mais rico em termos culturais e intelectuais, como também reduz os custos na produção e readaptação de conteúdos educativos em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.

Saber mais.

Creative Commons

Todos os conteúdos apresentados no portal Educast estão disponíveis para consulta e reutilização mediante a utilização de licenças Creative Commons 4.0 (CC). Permitindo assim aos utilizadores, a facilidade de copiar, distribuir, editar e ‘remixar’ conteúdos digitais, respeitando sempre os seus criadores/autores originais e as licenças CC associadas a esses mesmos conteúdos.

Saber mais.

A Ajuda

O site de ajuda contem informações genéricas acerca do serviço Educast. Neste espaço é possível saber mais sobre o serviço, novidades, boas práticas, condições de uso e adesão, publicações científicas, contactos das equipas técnicas a nível nacional, elementos promocionais, equipamento compatível, software e hardware, entre outro tipo de informações úteis para o processo de criação de conteúdos educativos na plataforma.

Saber mais.

Easy2rec

A FCT|FCCN estabeleceu ainda uma parceria estratégica com a empresa nacional Easy2rec, no sentido de fornecer uma solução dedicada à gravação de conteúdos culturais e educativos em ambiente Windows.

O Easy2rec consiste num recorder para Windows compatível com o Educast, que permite a gravação de conteúdos educativos provenientes de aulas e outros eventos institucionais. O software permite gravar em simultâneo e de forma síncrona várias fontes: áudio, vídeo, slides, captura de ecrã, quadro branco, imagens, PDFs, browser, entre outras funcionalidades.

O software encontra-se disponível para download no site de ajuda, sem qualquer tipo de custos associados para a comunidade RCTS.

Saber mais:
Novo Educast Recorder para Windows
Easy2Rec

Equipas técnicas

Todos os membros das equipas técnicas Educast estão convidados a visitar os novos sites do serviço e a enviar feedback, caso tenham algum problema ou sugestão de melhorias futuras na plataforma.

A colaboração dos utilizadores é crucial para o sucesso do serviço. Todos os testes na plataforma serão bem-vindos e a consequente informação de resultados à equipa Educast, em caso de alguma dificuldade na utilização do serviço.