Passar para o Conteúdo Principal
 

eduGAIN: conectar o Mundo

eduGAIN: conectar o Mundo

eduGAIN-graphics

O eduGAIN liga mais de 27 milhões de estudantes, investigadores e docentes em todo o Mundo. Conheça as vantagens na adesão a este serviço confederativo. 

Tal como o serviço, os números que marcam o eduGAIN são globais. No total, 50 federações mundiais estão conectadas neste projeto que simplifica o acesso a serviços, recursos e conteúdos para toda a comunidade de educação e investigação. Tudo isto, através de um único login.

As ferramentas disponibilizadas dividem-se entre áreas como e-learning, ensino e conferências, análise e partilha de dados ou acesso a bibliotecas e revistas. De acordo com a GÉANT, o acesso simplificado a estes recursos permite às instituições “evitar as dores de cabeça associadas à emissão de passwords”.

Vìdeo explicativo eduGAIN (Fonte: Canal do YouTube GÉANT)

Por essa razão, do ponto de vista das instituições de ensino e investigação, acrescenta a rede europeia, esta é uma forma de “facilmente ter acesso a serviços globais”, permitindo “controlo sobre a gestão dos utilizadores”.

Em Portugal, a RCTSaai integrou o eduGAIN em 2015. Desta forma, as instituições interessadas deverão ser Membro da Federação de Identidade Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para mais informações, consulte a pagina da Federação de Identidade RCTS.

5 vantagens eduGAIN

Em termos práticos, a adesão ao eduGAIN implica o alargamento do leque de serviços disponíveis. Assim, para além dos serviços RCTS, as instituições aderentes podem contar com serviços adicionais. Aqui ficam alguns exemplos.

  1. GÉANT Cloud

Através do Could Catalogue da GÉANT, as instituições podem adquirir serviços cloud comerciais através de um acordo quadro que garante condições especiais de acesso. Em Portugal, oito instituições já aderiram a este acordo que disponibiliza serviços cloud da Amazon (Sparkle) e Microsoft (Axians e Atea), bem como soluções próprias (CloudSigma e Interroute).

  1. Digicert

Este serviço de certificados pessoais tem a particularidade de permitir a emissão de certificados com a possibilidade de identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição. Desta forma, estes certificados permitem assinar e cifrar emails ou mesmo assinar documentos.

  1. eduCONF

Com o eduCONF, qualquer instituição tem acesso a ferramentas para uma infraestutura pan-Europeia de videoconferência. Este conjunto de ferramentas incluem a possibilidade de localizar e validar salas, bem como gerir e controlar a rede de videoconferência.

  1. eduroam CAT

Inserido na Rede Ciência Tecnologia e Sociedade, o serviço Eduroam disponibiliza um serviço global de WiFi para as comunidades científica e académica em mais de 100 países. Com a ferramenta eduroam CAT, é possível configurar automaticamente os dispositivos sem fios, ou seja, gerir e configurar os dados da respetiva instituição.

  1. WebTUT

Esta aplicação de tutoria disponibiliza um interface ao professor para falar com os seus estudantes. É possível configurar esta tutoria, definindo a janela de tempo, obtendo informação sobre os estudantes em espera e retirando estatísticas relativas às sessões.

Para conhecer outros serviços incluídos e obter mais informações visite a página de serviços RCTSaai/eduGAIN.