Phishing, é o envio, de um email fraudulento, em massa, esperando que algumas pessoas abram e façam algo em relação a esse mesmo email. Tem por base a premissa que a maioria das pessoas irá abrir o email, sem suspeitar que é fraudulento.

Como identificar um e-mail fraudulento?

Verifique se o e-mail lhe é especificamente dirigido: O facto de ser uma mensagem “em massa” e não direcionada é um bom indicador de um e-mail falso. Por norma, os e-mails falsos não são personalizados.

 E-mail não solicitado: Ao receber um e-mail de uma pessoa, entidade ou empresa que desconhece, duvide e considere-o suspeito. Quando o remetente do e-mail é desconhecido ou o nome parecer estranho, mesmo que o assunto pareça importante, não caia na tentação de o abrir, pode ser um “vírus”.

E-mail de um local desconhecido: Ao receber um e-mail de um local, onde nunca esteve, não sabe onde fica e nem tem qualquer afinidade, desconfie, poderá estar perante um e-mail fraudulento.

Erros ortográficos e gramaticais: Leia o e-mail com atenção! Frequentemente, os e-mails falsos contêm erros de ortografia e gramática.

E-mail a pedir dinheiro: Ao receber e-mails que prometam recompensas, ofertas ou grandes oportunidades, ao clicar num link ou ao partilhar informações confidenciais, desconfie, à partida é fraude. Se lhe pedirem dinheiro, mesmo que seja seu amigo, conhecido ou familiar, duvide sempre. O melhor é contactar o remetente e verificar a veracidade da história. Lembre-se que o e-mail do remetente pode ter sido “pirateado” e o envio do e-mail ter sido feito por um hacker!

Pedido de dados pessoais e confidenciais: Se num e-mail lhe solicitarem passwords, NIB, NIF ou qualquer outro dado pessoal e confidencial, desconfie! Os bancos, as finanças, outros órgãos de autoridade, não enviam e-mails a solicitar dados pessoais através de um link.

Oferta contraditória: Quando o produto ou serviço que lhe está a ser oferecido, não está relacionado com a principal atividade da empresa apresentada ou se a oferta for tão tentadora que o/a leva a quase não resistir, desconfie!

E-mails diferentes:  Se ao tentar responder ao e-mail recebido, clicando em responder, e verificar que o e-mail do remetente é diferente então a mensagem que recebeu é, muito provavelmente, uma fraude.

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