Contexto: FCCN como Facilitador
Em 2016 a associação Géant, 10.000 Instituições europeias de Ensino Superior Géant, 36 NRENs – National Research & Education Networks –, negociaram coletivamente um acordo quadro, pan-europeu, em Cloud Computing, por um período de 4 anos de contrato, com os 23 mais importantes fornecedores IaaS, onde foram estabelecidos os termos – preço, qualidade, quantidade, procedimentos de pedidos de serviços e as obrigações dos fornecedores. Procurement, contratação privacidade e integração de dados estavam incluídos no acordo quadro permitindo a milhões de utilizadores usufruir do melhor que a computação em nuvem tinha para oferecer, de forma fácil e segura.
Competiu, ainda, à NREN nacional, a FCCN, agilizar os trâmites necessários à contratação, de serviços de nuvem IaaS , entre, os utilizadores finais das instituições e dos prestadores de serviços, mediante contratos individuais , de ajuste direto ou de
minicompetição.
Em março de 2016 a FCCN começou por divulgar o acordo quadro e procurou identificar quais as entidades que poderiam estar, eventualmente, interessadas em participar. A 5 de abril a lista foi fechada, e oposta com a assinatura e time stamping, com 59 entidades que manifestaram interesse em participar. Esta lista, das entidades confirmadas, foi enviada à Géant e submetida à concorrência como peça mandatória do processo de formação do acordo quadro, não sendo possível admitir novas entidades interessadas.
A FCCN escolheu o Role Model de Referrer, em que se propunha atuar como entidade de referência em nome dos utilizadores, isto é de Facilitador.