Go to main content
 

Que serviços FCCN podem ajudar os estudantes?

Que serviços FCCN podem ajudar os estudantes?

O cenário de contingência vivido levou milhares de estudantes de Ensino Superior a utilizar o Colibri. Conheça seis outros serviços da unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que podem fazer a diferença na experiência académica estudantil.

 

#1 eduroam. Ligação ao mundo


Uma presença habitual nos campi portugueses, desde 2003, a rede eduroam garante o acesso seguro à Internet a toda a comunidade de ensino e investigação Cada estudante tem a sua credencial de acesso, que é válida em instituições de todo o Mundo. Por essa razão, com o mesmo login, é possível ter acesso à Internet em 101 países. Na Europa, por exemplo, contam-se mais de 15 mil hotspots.

eduroam.pt

 

#2 b-on. Conhecimento online

Para os estudantes que procuram complementar a sua bibliografia, a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) oferece acesso ilimitado e permanente a milhares de periódicos e ebooks publicados em algumas das principais editoras internacionais. O serviço está online desde março de 2004, permitindo às instituições a racionalização de custos, através da negociação centralizada com os fornecedores de conteúdos científicos.

b-on.pt

 

#3 RCAAP. Saber de Acesso Aberto

Para encontrar a investigação realizada em Portugal sobre determinado tema, todos os estudantes podem sempre consultar o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal). Esta iniciativa nacional coloca à disposição do utilizador uma plataforma de armazenamento, preservação e promoção do acesso ao conhecimento científico produzido em Portugal, agregando milhares de conteúdos que se encontram dispersos pelos variados repositórios portugueses.

rcaap.pt

 

#4 Filesender. Enviar (grandes) ficheiros

A solução ideal para os trabalhos que envolvem a partilha de ficheiros pesados, o Filesender permite o envio de ficheiros até ao limite máximo de 100 GB. Esta plataforma exclusiva para estudantes, professores e investigadores assume-se, por isso, como a melhor opção para a partilha segura dos ficheiros de grandes dimensões.

filesender.fccn.pt

 

#5 Arquivo.pt. Viajar no tempo

O Arquivo.pt preserva milhões de páginas web recolhidas desde 1996, permitindo uma busca completa que torna esta informação acessível. Como tal, é possível viajar no passado da Internet, procurando informações úteis para trabalhos académicos, bem como aceder a links que, entretanto, já não estão disponíveis. Desde 2018, é ainda promovido o Prémio Arquivo.pt, ao qual os estudantes de todas as áreas podem concorrer, apresentando uma utilização inovadora e útil para a sociedade, das páginas preservadas.

https://arquivo.pt 

 

#6 Educast. Criar e partilhar

Para todos os estudantes que pretendam registar e divulgar o seu trabalho académico, o Educast é o parceiro ideal. Através desta plataforma é possível gravar, editar e publicar conteúdos (como aulas ou apresentações), utilizando apenas o computador pessoal e a plataforma de gravação e edição disponível online. Este serviço permite ainda encontrar fontes para enriquecer o estudo, uma vez que a publicação é realizada através do upload para um portal pesquisável que agrega mais de 30 mil vídeos, com possibilidade de partilha integrada nas redes sociais.

educast.fccn.pt