Go to main content
 

Supercomputador inaugurado em Évora

Supercomputador inaugurado em Évora

Universidade de Évora inaugurou “Oblivion”, supercomputador instalado em parceria com o consórcio de investigação ENGAGE SKA.

 

A inauguração do “Oblivion” realizou-se no dia 4 de fevereiro, na Universidade de Évora, numa cerimónia que contou com a presença do membro do Conselho Diretivo Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Nuno Feixa Rodrigues.

Esta é uma iniciativa que resulta da parceria da Universidade de Évora com o Consórcio ENGAGE SKA – organização que inclui sete instituições portuguesas (Instituto de Telecomunicações de Aveiro, as universidades de Évora, Aveiro, Porto e Coimbra, o Instituto Politécnico de Beja e a Associação RAEGE Açores).

O Oblivion é capaz de realizar 239 milhões de operações por segundo e processar volumes de dados na ordem dos PetaBytes (PB). Esta capacidade estará agora disponível, não só para o ENGAGE SKA (Enabling Green E-Science for the SKA Research Infrastructure), como para a comunidade científica e empresas, através da Rede Nacional de Computação Avançada.

O consórcio ENGAGE-SKA conta com um financiamento de quatro milhões de euros atribuídos pela FCT, através do Programa COMPETE 2020 e pretende-se que venha a integrar a Rede Nacional de Computação Avançada, RNCA gerida pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.