Passar para o Conteúdo Principal
 

EOSC – Cloud Europeia para Ciência Aberta

EOSC – Cloud Europeia para Ciência Aberta

A iniciativa EOSC – European Open Science Cloud – foi oficialmente lançada durante um evento organizado pela Presidência Austríaca da União Europeia. A inauguração marca a conclusão de um longo processo de consulta e reflexão com as partes interessadas lideradas pela Comissão Europeia. 

A EOSC pretende ser um ambiente aberto e seguro para gestão de dados de investigação, o qual estará ao serviço da ciência e dos investigadores europeus, permitindo-lhes tirar o máximo partido da Ciência Aberta.
O conceito teve origem na Comunicação da Comissão Europeia datada de 2016 – “European Cloud Initiative” e o seu principal objetivo é federar infraestruturas de dados existentes e emergentes e fornecer aos investigadores europeus infraestruturas de dados de classe mundial e serviços baseados na tecnologia Cloud.

O processo de criação EOSC foi iniciado num primeiro evento EOSC em junho de 2017, resultando na Declaração EOSC, endossada por mais de 70 instituições. O resumo da consulta foi apresentado em março último, pela Comissão Europeia, sob a forma de um roteiro para a implementação da iniciativa.

O evento de lançamento, a 23 de novembro, demonstrou a importância da EOSC para o avanço da investigação na Europa e apresentou o novo Portal EOSC – o canal de acesso universal através do qual todos os cientistas europeus poderão aceder, usar e reutilizar resultados de investigação, bem como a dados entre disciplinas, chegando mais facilmente a informação útil, serviços e recursos para o benefício da sociedade e do público. A ciência tem agora uma fonte de informações atualizadas sobre a iniciativa EOSC, incluindo práticas recomendadas, governança e histórias de utilizadores.

Todos os prestadores de serviços, comunidades de investigação e outras entidades com participação na EOSC são convidados a visitar o Portal EOSC e explorar como podem beneficiar de todas as suas funcionalidades.
O evento contou com demonstrações ao vivo e exemplos de como os investigadores podem interagir com a ampla variedade de disciplinas e cenários que o portal EOSC permite.
Foi ainda apresentado do recém-nomeado Conselho Executivo da EOSC.

Sobre o Portal EOSC:
• site: www.eosc-portal.eu
• twitter handle: @eoscportal
canal do Youtube

O Portal EOSC é o primeiro passo para a implementação da EOSC, materializando a visão da Comissão Europeia para a Ciência Aberta. Traz convergência para um ecossistema de investigação fragmentado e promove as regras justas de participação.
O portal é um ponto de entrada universal para os serviços, dados e recursos que os pesquisadores precisam para realizar sua ciência de forma colaborativa, aberta e econômica
O Portal EOSC é desenvolvido e mantido em conjunto pelos projetos eInfraCentral, EOSC-hub, EOSCpilot e OpenAIRE-Advance – todos eles financiados pelo programa de investigação e inovação da UE – Horizonte 2020.