Estudantes visitam Unidade de Computação Científica 30/Outubro/2018

Um grupo de estudantes da Escola Profissional Val do Rio conheceu hoje alguns dos espaços da Unidade de Computação Científica Nacional. Estúdio, Sala Imersiva TejoHD e Datacenter estiveram em destaque.
A viagem pelo mundo da Unidade de Computação Científica começou no Estúdio, onde o coordenador da Equipa de Resposta a Incidentes de Informática (RCTS CERT), Carlos Friaças, prestou alguns esclarecimentos e conselhos sobre segurança, nomeadamente relativos a temas como o phishing ou o spam.
Depois da oportunidade de conhecer o equipamento e o modo de funcionamento do Estúdio, o grupo seguiu até à Sala Imersiva TejoHD.
Aí, foi possível conhecer a tecnologia que está na base desta sala de videoconferência em alta definição que inclui visionamento panorâmico e som envolvente de alta fidelidade.
A visita terminou com uma passagem pelo Datacenter, onde estiveram em destaque os métodos de segurança e redundância empregados na manutenção da alta disponibilidade e performance da RCTS.
O grupo de alunos da EPVR era formado por finalistas do curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e por estudantes dinamarqueses que, durante as próximas duas semanas, vão poder conhecer Portugal, no âmbito do programa Erasmus+.
A oportunidade, explicou o professor da EPVR, José Cunha, surge ao abrigo de um protocolo assinado entre a Escola Profissional Val do Rio e a TEC – Technical Education Copenhagen.
A escolha em visitar a Unidade de Computação Científica Nacional “foi uma primeira opção”, realçou José Cunha, tendo em conta a oportunidade “de visitar o Datacenter e de ver esclarecidas diversas questões relativas a segurança de rede”. Por outro lado, acrescentou, o facto de esta Unidade “se mover nas áreas da educação, em proximidade com as instituições de ensino superior” aumenta também o grau de interesse da visita.