Passar para o Conteúdo Principal
 

6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação

6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação

Espaço de debate e partilha de ideias, projetos e boas práticas de Gestão de Dados de Investigação.

30 de Junho a 01 de Julho 2020
10:00 - 13:30
Online

Os dias 30 de junho e 1 de julho marcam a realização do 6º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (Fórum GDI). Esta edição será diferente quer no âmbito, pois será completamente dedicada às Infraestruturas do Roteiro Nacional e quer na forma, pois face ao surto do vírus Covid-19 em Portugal, teremos uma edição online, em videoconferência, a acontecer entre as 10h00 e as 12h30.

Já com cinco edições realizadas, entre 2016 e 2019, pretende-se em 2020 promover duas realizações do Fórum GDI, uma em julho (edição extra) e outra em novembro. Estes eventos pretendem congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

Assim, em 2020 irá realizar-se um fórum extra na área de Gestão de Dados de Investigação destinado às infraestruturas de ciência e tecnologia nacionais, designadamente as do Roteiro, de forma a reforçar o alinhamento nacional que deverá existir com as iniciativas internacionais nesta área. Adicionalmente, no início deste ano, será realizado um inquérito dirigido aos gestores das infraestruturas do Roteiro, com o objetivo de reunir informação sobre as respetivas iniciativas de gestão de dados e serviços. A realização deste fórum será uma oportunidade para partilhar os resultados deste inquérito junto da comunidade.

A realização do Fórum Gestão de Dados de Investigação para Infraestruturas terá como principais objetivos:

  • Obter e partilhar uma visão abrangente do estado da maturidade na gestão dos dados de investigação nas infraestruturas do Roteiro, nomeadamente através da partilha dos resultados do inquérito realizado e de testemunhos relevantes em cada área;
  • Informar os gestores de infraestruturas do roteiro sobre iniciativas nacionais e internacionais de relevo para as suas atividades, nomeadamente: EOSC, FAIR, OpenAIRE, RDA-pt, PTCRIS/FREYA;
  • Dar a conhecer a estratégia nacional para a área de gestão de dados de investigação;
  • Promover a troca de experiências e boas práticas entre os vários participantes reforçando o potencial do desenvolvimento de uma comunidade de prática de profissionais de suporte à gestão de dados;
  • Dar a oportunidade a gestores de infraestruturas de apresentarem e partilharem os serviços por eles disponibilizados indicando, em particular, os que tratam o ciclo de gestão de dados.
Registo

INSCREVER

OUTROS EVENTOS