Ferramentas Avançadas NAU

FAN financiamento 1 FCCN Unidade de Computação

Identificação do projeto

Acrónimo: FAN
Título do Projeto: Ferramentas Avançadas NAU
Projeto n.º POCI-05-5762-FSE-000266
Designação: SATDAP – Capacitação da Administração Pública
Programa Operacional: Programa Competitividade e Internacionalização
Tipologia de Intervenção: Fundo Social Europeu (FSE)
Data de Inicio: 01-10-2020
Data de Fim: 30-09-2022
Valor aprovado: 960.000 €
Valor executado a 31/12/2020: 27.110 €

O que é?

O projeto FAN – Ferramentas Avançadas NAU, consiste na futura disponibilização de ferramentas, serviços e documentação para a Plataforma NAU.

A Comunidade NAU terá disponíveis, até final de 2022, ferramentas de avaliação online, a inclusão de um chatbot de inteligência artificial, a disponibilização de uma ferramenta Anti-plágio, certificados mais robustos do ponto de vista da segurança, integração de ferramentas de colaboração via LTI (Learning Tools Interoperability), as entidades promotoras dos cursos vão ter acesso a ferramentas de reporting e analítica, mais complexas; limitar as inscrições em cursos através de processos de autenticação exclusivos e finalmente, poderão ainda ter instâncias privadas de formação.

A quem se destina?

Este projeto procura dar resposta e apoio a um levantamento feito junto da comunidade NAU, dotando a plataforma de ferramentas mais adequadas às suas necessidades. Qualquer entidade que faça parte da NAU poderá beneficiar destas melhorias.

Enquadramento

A plataforma NAU é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite a criação de cursos em formato MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas.

Esta plataforma faz parte das ações transversais da iniciativa Portugal INCoDe.2030 ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa. O INCoDe.2030 encontra na NAU uma ferramenta que contribui para maior acesso ao saber e para o desenvolvimento de aptidões, tornando a população mais qualificada.

Está ainda enquadrada no plano de ação Portugal Digital, desenhado para ser o motor de transformação do país, através da capacitação digital dos Cidadãos, da transformação digital das Empresas e da digitalização do Estado.

Metas

DescriçãoMétricaMeta
E-Assessment InstituiçõesUnidades300
E-Assessment InstituiçõesAvaliações7200
E-Assessment DomésticoAvaliações em e-assessment doméstico5000
IA – Anti-plágioSubmissões avaliadas5000
IA – Anti-plágioSLA de serviçouptime99,90%
IA – ChatbotInterações10000
Certificados SegurosCertificados emitidos por este mecanismo10000


Mais sobre Inovação