Passar para o Conteúdo Principal
 

FCT e CNCS assinam Protocolo para transição das funções nacionais de resposta a incidentes informáticos

FCT e CNCS assinam Protocolo para transição das funções nacionais de resposta a incidentes informáticos

Logo RCTS Cert

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) celebraram um protocolo que assegura e agiliza a transição das funções nacionais de resposta a incidentes.

Este protocolo promove ainda a cooperação bilateral em áreas como a consciencialização no domínio da utilização segura da internet, a partilha de conhecimento e de boas práticas em matéria de cibersegurança e a partilha de ferramentas para gestão de incidentes.

Num contexto de crescentes ameaças à integridade, disponibilidade e segurança dos sistemas de informação, os serviços de resposta a incidentes de segurança informática (CSIRTs) têm sido reconhecidos como essenciais na prevenção e reação a este tipo de fenómeno. Neste contexto, o CERT.PT tem vindo a ocupar, desde a sua génese em 2002, um papel de relevo na cibersegurança nacional.

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que iniciou as suas atividades a 7 de Outubro de 2014 assumiu formalmente os poderes de autoridade nacional em matérias de cibersegurança, relativamente ao Estado e infraestruturas criticas. O CNCS assume também as funções de gestão e coordenação nacional de resposta a ciberincidentes, assegura a coordenação e a cooperação internacional nesta matéria.

No que toca ao ciberespaço nacional, o CERT.PT preencheu a lacuna de um CERT de âmbito nacional, fornecendo um serviço de coordenação de incidentes de segurança, sempre que solicitado e na medida das suas capacidades. Também neste contexto, a constituição da Rede Nacional de CSIRT, iniciativa do CERT.PT, foi de particular importância na criação de mecanismos eficazes de resposta a ameaças e de colaboração entre equipas CSIRT em Portugal.

Enquanto coordenador nacional de resposta a incidentes de cibersegurança, com a assinatura deste protocolo, o CNCS assegurará os diversos serviços prestados anteriormente pelo CERT.PT, na sua vertente nacional. O atual CERT da FCT prosseguirá a sua atividade como RCTS CERT, focado agora nas comunidades de investigação e de ensino ligadas à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, sob tutela do Ministério da Educação e Ciência.

Mais informações em: www.cert.rcts.pt e www.cncs.gov.pt.