Passar para o Conteúdo Principal
 

GÉANT Cloud em Portugal

GÉANT Cloud em Portugal

Redes académicas e científicas nacionais (NRENs) celebraram acordo para contratação de serviços para acesso a serviços comerciais cloud que “respondem às necessidades específicas da comunidade de educação e investigação”. Em Portugal, 8 instituições já aderiram.

 

Criado em 2017, o projeto GÉANT Cloud permite às entidades aderentes da rede académica nacional adquirir serviços cloud comerciais, através de um acordo quadro que garante condições especiais de acesso.

 

Desde a sua fundação, oito instituições portuguesas já aderiram a este acordo que disponibiliza serviços cloud da Amazon (Sparkle) e Microsoft (Axians e Atea), bem como soluções próprias (CloudSigma e Interoute).

 

Conforme recorda a GÉANT, no seu site, o facto da mediação ser realizada através das NRENs (Redes Académicas e Científicas Nacionais), como a Unidade de Computação Científica Nacional, pretende-se garantir uma gama de serviços relevantes que atendem “aos requisitos específicos das comunidades científica e de Ensino Superior”.

 

Neste ponto, a GÉANT destaca a resposta aos desafios “nas áreas da segurança, confiança, privacidade, legislação, aprovisionamento e interoperabilidade”.

 

Saiba mais em: https://fccn.pt/computação/cloud-geant e https://clouds.geant.org