Passar para o Conteúdo Principal
 

“Inovação na rede” mais perto da comunidade

“Inovação na rede” mais perto da comunidade

inovacaonarede

A FCT | FCCN iniciou recentemente um conjunto de sessões interativas, via videoconferência (usando o serviço COLIBRI), com o objetivo de receber feedback dos utilizadores da comunidade que a unidade serve. Privilegiando a interação com a comunidade, um terço da sessão é dedicada exclusivamente a questões da audiência. Para que esse formato interativo seja eficaz, optou-se pelo formato de videoconferência em detrimento da videodifusão. A iniciativa “Inovação na Rede” já conta com duas edições. A primeira, “O futuro do COLIBRI”, realizou-se a 13 de outubro. A segunda, a 10 de novembro, foi dedicada ao tema “e-Assessment”, que abordou a utilização de tecnologias para realização de avaliações em locais remotos.

Quanto à primeira sessão, dedicada ao serviço COLIBRI, que recentemente foi alvo de alterações tecnológicas, abriu um novo conjunto de possibilidades que foram exploradas em conjunto com a comunidade. Na sessão de 13 de outubro olhou-se mais em pormenor para a plataforma Zoom e respetivas modalidades de licenciamento (Basic e Pro), e discutiu-se a evolução do serviço para adoção em massa, assim como eventual integração com “learning management systems”, como é o caso do Moodle. Desta forma, pretendeu-se caminhar no sentido de disponibilizar um serviço mais próximo do desejado por parte da comunidade do Ensino Superior e Investigação .

A segunda sessão, com o tema “e-Assessment”, foi de especial interesse para as entidades no Ensino Superior que usam mecanismos de ensino a distância e que pretendem integrar ferramentas ou serviços de avaliação remota aos seus alunos. Além desta comunidade, a sessão dedicou-se também a comunidade que está a acompanhar o Projeto NAU, que aposta no rigor dos processos de avaliação como importante estratégia de valorização dos cursos.

Estas sessões têm tido uma boa aceitação por parte da comunidade, com 52 inscritos e cerca de 25 participantes no primeiro webinar e 109 inscritos e 60 participantes no segundo. Estes números revelam a importância destas iniciativas, realizadas de forma regular, numa lógica de aproximação entre a unidade FCCN e a comunidade de utilizadores que se dedica a servir.

A próxima sessão, com o tema Tecnologia WebRTC, acontecerá em janeiro de 2018. (sujeito a confirmação)