Passar para o Conteúdo Principal
 

Op. n.º 7652 – financiamento SAMA

modelos-barras-fundos-v04_3logos-feder

Operação n.º 7652

 

Apoio no âmbito do sistema de incentivos

Implementação de um Sistema de Gestão de Segurança de Informação na FCT


Custo total elegível: 164 380,52€

Apoio financeiro: 93 614,71€


Objetivos:

 

Constituem objetivos da operação:

 

“O plano de atividades deste projeto contempla 11 tarefas/atividades que se identificaram como necessárias para uma adequada gestão e condução dos trabalhos e para uma qualificada execução material envolvendo as competências técnicas específicas necessárias. No subprojeto A – Gestão do Risco e da Segurança da Informação identificamos oito tarefas/atividades e no subprojeto B – Gestão dos Serviços de Informação três tarefas/atividades:

 

SUBPROJETO A – Gestão do Risco e da Segurança da Informação
As atividades identificadas pretendem desenvolver tarefas em 4 fases, a executar sequencialmente. A primeira fase (atividades 1 e 2) consiste essencialmente em formação dos profissionais que vão dar o apoio central ao SGSI. Seguir-se-á uma segunda fase onde se fará o estudo da situação e diagnóstico de principais carências (atividade 3). A fase seguinte tem por objetivo a criação e operacionalização das peças centrais do SGSI (atividades 4 e 5). A última fase visa afinar e parametrizar o sistema, bem como garantir que dispõe dos recursos humanos e técnicos adequados ao seu funcionamento e melhoria contínua (atividades 6 a 8).

 

Atividades 1 e 2: Dotar profissionais da FCT de formação no âmbito da segurança de informação e gestão de risco.

Atividade 3: Elaboração de estudo de diagnóstico sobre a maturidade da segurança na FCT

Atividade 4: Desenvolvimento de um SGSI

Atividade 5: Desenvolvimento de planos de Disaster recovery e business continuity

Atividade 6: Parametrização do SGSI e política de segurança associada

Atividade 7: Operacionalização de um plano de auditorias de segurança

Atividade 8: Constituição de comissão de gestão do SGSI e grupos de trabalho para apoio a manutenção de planos de DR e BCP

 

SUBPROJETO B – Gestão dos Serviços de Informação

As atividades previstas para o Subprojeto B pretendem dotar a FCT de uma ferramenta de suporte continuado à Gestão de Risco, no sentido de dar apoio aos processos decorrentes da implementação do SGSI.

Atividade 1: Implementação de ferramenta de suporte à Gestão de Risco na FCT

Atividade 2: Parametrização de ferramenta de suporte à gestão de Risco na FCT

Atividade 3: Dotar profissionais da FCT de formação para utilização da ferramenta de suporte à gestão de Risco”