Passar para o Conteúdo Principal
 

Entidades Participadas

Participação da FCT noutras entidades no âmbito das atividades da Unidade FCCN.

Associações sem fins lucrativos constituídas em Portugal:

DNS.PT

 

A Associação DNS.PT sucedeu à unidade FCCN na responsabilidade pela gestão, registo e manutenção do TLD (Top Level Domain) .pt, o domínio de topo de Portugal.

 

Tem como fundadores a FCT, IP – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Associação do Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e o representante da IANA – Internet Assigned Numbers Authority como responsável pela delegação do ccTLD.pt.

BAD

 

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas foi fundada em 1973 e tem como objetivos fomentar a investigação nos sistemas de informação documental.

 

É participada pela FCT no âmbito das atividades da Unidade FCCN, e assume especial importância para o bom funcionamento dos serviços de bibliotecas online, arquivo e repositórios científicos.

INCD

 

A INCD – Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída tem como principal atividade fornecer serviços de computação e armazenamento à comunidade académica e científica nacional.

 

A Unidade FCCN providencia o espaço físico para as atividades da INCD – Sala GRID – e providencia a conetividade necessária para a eficaz operação do serviço, através da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Associações sem fins lucrativos constituídas no estrangeiro:

RIPE NCC

 

O RIPE NCC tem como missão central operar o Registo Internet Regional (fornecendo recursos de numeração Internet aos seus membros) na sua área geográfica de atuação: Europa, Médio Oriente e algumas partes da Ásia Central.

 

A Unidade FCCN é um dos membros de longa data do RIPE NCC, assegurando para a RCTS os recursos de numeração Internet necessários à sua operação (endereços IPv4, IPv6 e números de sistema autónomo).

GÉANT

 

A GÉANT é o “ponto de encontro” das várias NRENs europeias. Fundada em 2000, a GÉANT liga 50 milhões de utilizadores espalhados pela Europa em mais de 10 mil instituições.

 

A Unidade FCCN faz parte, desde o primeiro momento, da rede GÉANT.

Euro-IX

 

A Euro-IX – European Internet Exchange Association é uma associação que tem como missão a centralização e troca de tráfego através da ligação a 80 IPx (internet Exchange points) por todo o mundo.

 

A Unidade FCCN é um dos membros efetivos desta organização, através do GigaPIX, o ponto de troca de tráfego nacional.

INHOPE

 

A INHOPE – International Association of Internet Hotlines – é uma rede colaborativa formada por 51 linhas de recepção de denúncias, espalhadas por 45 países de todo o mundo, com a missão de contribuir para a eliminação de conteúdos ilegais na internet.

 

A FCT e a Unidade FCCN, através da Linha Alerta, fazem parte desta rede internacional de combate aos conteúdos ilegais, através do encaminhamento de denúncias quer para as autoridades locais, quer para linhas congéneres.

COAR

 

A COAR – Confederation of Open Access Repositories – é uma associação internacional constituída por 100 membros de todo o mundo e assume-se como uma das principais vozes da comunidade de repositórios científicos.

 

A Unidade FCCN participa na COAR é membro do COAR enquanto responsável pelo RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, que integra o ecossistema PTCRIS.

Entidades com outros regimes jurídicos:

FIRST – US North Carolina not-for-profit corporation

 

O FIRST – Forum of Incident Response and Security Teams – surge em 1989 nos Estados Unidos, com a missão de auxiliar a partilha de experiências entre equipas de resposta a incidentes de segurança espalhadas pelo mundo.

 

É participada pela Unidade FCCN através das atividades do RCTS CERT.

ORCID – US Delaware nonstock corporation

 

A ORCID – Open Researcher and Contributor ID – tem como missão promover a atribuição de um identificador individual único a todos os que se dedicam à investigação académica e científica.

 

A Unidade FCCN participa diretamente na atividade da ORCID, importante para a eficaz operação de serviços de apoio à investigação, em especial o PTCRIS.

DURASPACE – US New York not-for-profit corporation

 

A DURASPACE é uma associação nova-iorquina que disponibiliza software open source que o RCAAP – Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – utiliza para disponibilizar serviços eletrónicos de gestão de outputs. Estes serviços eletrónicos integram o ecossistema PTCRIS.

 

A DuraSpace é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão liderar e inovar no que diz respeito às tecnologias abertas de acesso a dados digitais.

COUNTER – UK not-for-profit company

 

A COUNTER – Counting Online Usage of NeTworked Electronic Resources – é uma organização sediada no Reino Unido que define protocolos e standards para a medição consistente e normalizada da utilização de recursos eletrónicos.

 

É participada pela FCT – Unidade FCCN e assume especial importância nas atividades da b-on.

CASRAI – Canada Ottava not-for-profit corporation

 

O CASRAI – Consortia Advancing Standards in Research Administration Information – é a entidade responsável pelo dicionário de dados/regras de interoperabilidade usados no ecossistema PTCRIS.

 

O CASRAI é uma organização sem fins lucrativos vocacionada para o desenvolvimento de normas e standards. O seu objetivo é garantir a interoperabilidade entre sistemas de gestão de ciência e tecnologia.