Passar para o Conteúdo Principal
 

Entidades Participadas

Participação da FCT noutras entidades no âmbito das atividades da Unidade FCCN.

Associações sem fins lucrativos constituídas em Portugal:

DNS.PT

 

A Associação DNS.PT sucedeu à unidade FCCN na responsabilidade pela gestão, registo e manutenção do TLD (Top Level Domain) .pt, o domínio de topo de Portugal.

 

Tem como fundadores a FCT, IP – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Associação do Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e o representante da IANA – Internet Assigned Numbers Authority como responsável pela delegação do ccTLD.pt.

BAD

 

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas foi fundada em 1973 e tem como objetivos fomentar a investigação nos sistemas de informação documental.

 

É participada pela FCT no âmbito das atividades da Unidade FCCN, e assume especial importância para o bom funcionamento dos serviços de bibliotecas online, arquivo e repositórios científicos.

INCD

 

A INCD – Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída tem como principal atividade fornecer serviços de computação e armazenamento à comunidade académica e científica nacional.

 

A Unidade FCCN providencia o espaço físico para as atividades da INCD – Sala GRID – e providencia a conetividade necessária para a eficaz operação do serviço, através da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Associações sem fins lucrativos constituídas no estrangeiro:

RIPE-NCC

 

A RIPE-NCC tem como missão registar e reservar blocos de IPs na sua área geográfica de atuação, na Europa, Médio Oriente e algumas partes da Ásia Central.

 

A Unidade FCCN mantém estreita colaboração e participação com a RIPE-NCC para garantir a eficácia do registo de endereços ipv4, ipv6 e ASNs (Autonomous System Numbers).

GÉANT

 

A GÉANT é o “ponto de encontro” das várias NRENs europeias. Fundada em 2000, a GÉANT liga 50 milhões de utilizadores espalhados pela Europa em mais de 10 mil instituições.

 

A Unidade FCCN faz parte, desde o primeiro momento, da rede GÉANT.

Euro-IX

 

A Euro-IX – European Internet Exchange Association é uma associação que tem como missão a centralização e troca de tráfego através da ligação a 80 IPx (internet Exchange points) por todo o mundo.

 

A Unidade FCCN é um dos membros efetivos desta organização, através do GigaPIX, o ponto de troca de tráfego nacional.

INHOPE

 

A INHOPE – International Association of Internet Hotlines – é uma rede colaborativa formada por 51 linhas de ajuda espalhadas por 45 países de todo o mundo, com a missão de eliminar conteúdos ilegais na internet.

 

A FCT e a Unidade FCCN, através da Linha Alerta e Linha Ajuda, fazem parte desta rede internacional de combate à atividade criminal e ao abuso a menores na internet.

COAR

 

A COAR – Confederation of Open Access Repositories – é uma associação internacional constituída por 100 membros de todo o mundo e assume-se como uma das principais vozes da comunidade de repositórios científicos.

 

A Unidade FCCN participa na COAR é membro do COAR enquanto responsável pelo RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, que integra o ecossistema PTCRIS.

Entidades com outros regimes jurídicos:

FIRST – US North Carolina not-for-profit corporation

 

O FIRST – Forum of Incident Response and Security Teams – surge em 1989 nos Estados Unidos, com missão de agregar equipas de resposta a incidentes e segurança na internet espalhadas pelo mundo.

 

É participada pela Unidade FCCN através das atividades do Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança da RCTS (CERT RCTS).

ORCID – US Delaware nonstock corporation

 

A ORCID – Open Researcher and Contributor ID – tem como missão promover a atribuição de um identificador individual único a todos os que se dedicam à investigação académica e científica.

 

A Unidade FCCN participa diretamente na atividade da ORCID, importante para a eficaz operação de serviços de apoio à investigação, em especial o PTCRIS.

DURASPACE – US New York not-for-profit corporation

 

A DURASPACE é uma associação nova-iorquina que disponibiliza software open source que o RCAAP – Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – utiliza para disponibilizar serviços eletrónicos de gestão de outputs. Estes serviços eletrónicos integram o ecossistema PTCRIS.

 

A DuraSpace é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão liderar e inovar no que diz respeito às tecnologias abertas de acesso a dados digitais.

COUNTER – UK not-for-profit company

 

A COUNTER – Counting Online Usage of NeTworked Electronic Resources – é uma organização sediada no Reino Unido que define protocolos e standards para a medição consistente e normalizada da utilização de recursos eletrónicos.

 

É participada pela FCT – Unidade FCCN e assume especial importância nas atividades da b-on.

CASRAI – Canada Ottava not-for-profit corporation

 

O CASRAI – Consortia Advancing Standards in Research Administration Information – é a entidade responsável pelo dicionário de dados/regras de interoperabilidade usados no ecossistema PTCRIS.

 

O CASRAI é uma organização sem fins lucrativos vocacionada para o desenvolvimento de normas e standards. O seu objetivo é garantir a interoperabilidade entre sistemas de gestão de ciência e tecnologia.