Passar para o Conteúdo Principal
 

ISEC recebeu a 2ª Reunião da Rede Académica de CSIRTs

ISEC recebeu a 2ª Reunião da Rede Académica de CSIRTs

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra recebeu, nos passados dias 27 e 28 de novembro, a segunda Reunião da Rede Académica de CSIRTs, num evento que recebeu 30 participantes de 14 instituições distintas.

Este encontro teve como objetivo a partilha de experiências no âmbito das atividades dos CSIRTs, e discussão de dificuldades e soluções entre equipas de resposta a incidentes de segurança no âmbito da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Nesta reunião discutiram-se temas de interesse dos participantes, como DNS Firewall, GDPR, resposta a incidentes, análise de código malicioso e cibersegurança.

Nas conclusões deste encontro, concluiu-se que é necessário intensificar a cooperação entre equipas que fazem parte desta rede, assim como apostar no desenvolvimento de ferramentas que diminuam o impacto de malware. Neste contexto, a FCT | FCCN vai iniciar em breve um serviço de DNS Firewall para as entidades que se ligam à RCTS. Já no que diz respeito ao GDPR, considerou-se que há ainda muito trabalho a fazer antes de maio de 2018, data em que este regulamento passará a ter aplicação obrigatória direta nos estados-membros da União Europeia.

A terceira reunião deste fórum está pré-agendada para as Jornadas FCCN 2018, no INL, em Braga, de 11 a 13 de abril.