Passar para o Conteúdo Principal
 

José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira é professor, investigador da história contemporânea portuguesa e político.

Desde há muito tempo, o historiador e analista, procurou, estudou e colecionou, na sua biblioteca e arquivo pessoais, um espólio único de eventos marcantes na história de Portugal e do mundo, num esforço de preservar a memória da evolução social e política.

 

José Pacheco Pereira desde cedo se mostrou sensível à efemeridade da história presente.  Num combate ao esquecimento, e batalhando a favor da preservação da memória do passado, lançou o site Ephemera, que pretende ajudar a difundir o seu arquivo e para que na versão online esteja também um pouco dessa história.

 

Ephemera nasceu para salvar, preservar e divulgar publicamente os espólios, acervos, livros, manuscritos, documentos, papéis, panfletos, objetos, portugueses e estrangeiros, relacionados com a memória da história social, cultural, sindical e política contemporânea. A plataforma eletrónica tem como principal objetivo torná-la acessível a todos.

 

O projeto, que tem publicadas na internet mais de 15 mil pastas de material disponível, vive do esforço de voluntários que recolhem, inventariam e ajudam a selecionar, organizar e digitalizar material. Acolhe investigadores e projetos de investigação dos seus acervos e espólios. Disponibiliza documentação e imagens para livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro, tanto em papel como online.

Keynote Speaker

 

Contaremos com a presença e intervenção de José Pacheco Pereira no evento Arquivo.pt: Novas formas de viajar no passado.