O Pró-presidente para a Transformação Digital e Inovação Pedagógica do Politécnico de Beja, João Paulo Barros, destaca os benefícios da colaboração desta instituição de ensino superior com a Unidade FCCN, realçando o papel da atualização da ligação à rede de ensino e investigação nacional, no âmbito do projeto RCTS100*.

#1 Qual o significado e impacto da ativação da ligação do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) à rede nacional de ensino e investigação a 100 Gbps?

É amplamente reconhecido que a ligação à internet é um serviço extremamente importante para o funcionamento da sociedade atual, tornando-se ainda mais importante no contexto do ensino superior. A ligação do IPBeja  à rede nacional de ensino e investigação a 100 Gbps é por isso extremamente relevante a dois níveis: quer contribuindo para a infraestrutura da rede nacional, quer para para uma mais eficaz e eficiente prossecução de todas as suas atribuições enquanto instituição pública de ensino e investigação.

Mais concretamente, uma maior velocidade de acesso à internet é uma óbvia mais-valia para as atividades dos alunos e de toda a comunidade académica. Quer no ensino, quer na investigação, quer ainda na gestão e administração da instituição, vem permitir um melhor e mais rápido acesso à sempre crescente diversidade de conteúdos, nomeadamente textos, vídeos e áudio, bem como um aumento, quantitativo e qualitativo, do trabalho colaborativo dentro e fora da instituição. Este é fundamental para o ensino a distância, potenciador de novas práticas de ensino-aprendizagem e determinante para o trabalho de investigação o qual depende do acesso a um máximo de conteúdos e da comunicação entre investigadores.

#2 Qual a importância e impacto que os serviços e projetos digitais da Unidade FCCN têm no dia a dia da comunidade do IPBeja?

O IPBeja tem uma já longa e profícua colaboração com a FCCN da qual têm resultado diversos e importantes benefícios para a instituição. Em primeiro lugar pela disponibilização de um acesso de qualidade à Internet. E, em segundo lugar, pela disponibilização do acesso a um conjunto de serviços e aplicações informáticas a toda a comunidade escolar. Tal assumiu especial relevância durante a recente pandemia, permitindo maior qualidade na prática pedagógica e em todo o trabalho colaborativo onde se incluem as atividades de investigação. Destacamos a rede eduroam, o serviço Colibri/zoom, a indexação do repositório científico do IPBeja e o acesso de alunos e docentes a publicações em editoras científicas através da biblioteca do conhecimento online (b-on.pt).

#3 Há alguma coisa que pretenda acrescentar?

Importa ainda sublinhar a importância de uma entidade como a FCCN que oferece, facilita e promove a criação, identificação, atualização e manutenção de uma multiplicidade de serviços digitais para todas as instituições de ensino superior, dessa forma contribuindo para uma maior colaboração interinstitucional e uma melhor qualidade do ensino e investigação nacionais.

* Projeto cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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