Passar para o Conteúdo Principal
 

Projeto SAMA2020 – Segurança concluído com sucesso

Projeto SAMA2020 – Segurança concluído com sucesso

O projeto SAMA2020 – Segurança teve uma duração total de 18 meses e o seu epílogo no final de março de 2017. O projeto desenvolveu-se, tal como planeado, recorrendo a uma empresa com experiência na área da norma ISO27001, que foi seleccionada através de um procedimento aquisitivo realizado já no decurso de 2016.

No âmbito deste projeto, a comunidade das instituições servidas pela RCTS beneficiou de uma ação de sensibilização de 3 dias («Csirt-In-a-Box»), realizada em novembro de 2016 (na fase inicial do projeto, foi também realizada uma sessão sobre a mesma temática com a duração de apenas um dia) e também de uma sessão nas Jornadas FCCN 2017, realizada em Vila Real, sobre o tema da implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. As ações «Csirt-In-a-Box» são o maior exemplo de uma ação de capacitação de trabalhadores afetos à Administração Pública durante o exercício deste projeto.

No que diz respeito ao trabalho específico em torno da norma ISO27001, a fase de inventariação e levantamento dos riscos transversal a toda a Unidade FCCN deu origem a sinergias, gerando situações em que uma mudança processual posteriormente mitigou ou reduziu o valor de riscos de diferentes áreas funcionais. A redução da exposição a vulnerabilidades na generalidade dos serviços prestados à Comunidade Portuguesa de Ensino e Investigação (b-on, RCAAP, eduroam, etc), e em serviços prestados ao público em geral (Arquivo.pt, Speedmeter, GigaPIX, etc) contribuiu para uma melhoria qualitativa desses mesmos serviços.

Durante o período de execução deste projeto foram realizadas seis auditorias de segurança, e foram realizadas várias sessões de divulgação e formação, quer internas quer externas. Ao contrário do que estava inicialmente planeado, apenas foi desencadeado um processo de gestão de risco na FCT, sendo que o próximo processo deverá ser iniciado na 1ª metade de 2018.

É necessário ter em mente que a operação deste projeto, versando sobre o tema da segurança, é transversal a todos os serviços prestados à Comunidade Portuguesa de Ensino e Investigação, mas também à Comunidade Escolar em geral, que beneficia da ligação à RCTS.