Passar para o Conteúdo Principal
 

Projeto UP2U – Piloto com escolas secundárias portuguesas

Projeto UP2U – Piloto com escolas secundárias portuguesas

A plataforma UP2U pretende criar um ambiente dinâmico de aprendizagem, que permita a partilha de conhecimento dentro e fora da sala de aula e potencie a inovação e aquisição de novas competências digitais. O ecossistema UP2U fornece um conjunto de várias ferramentas e aplicações: interações sociais, interações em tempo real, plataforma integrada de aprendizagem (moodle), acesso a conteúdos educativos multimédia, ferramentas de gravação e publicação de conteúdos multimédia e partilha de documentos.

O UP2U é um projeto colaborativo no âmbito do horizonte 2020, que terá a duração de três anos, com inicio a janeiro de 2018. Tem como principal objetivo reduzir as barreiras tecnológicas à entrada no ensino superior por parte de alunos provenientes do ensino secundário. Pretende assim, integrar cenários de aprendizagem formais e informais, através da adoção de tecnologias e metodologias a que os estudantes do secundário irão estar expostos ao entrar no ensino superior.

O projeto conta com financiamento da Comissão Europeia, no valor de 5 milhões de euros, e reúne 18 parceiros provenientes de 12 países diferentes, incluindo, NREN’s, Universidades, parceiros comerciais e institutos de investigação.

 

O papel da Unidade FCCN da FCT

A Unidade FCCN lidera a participação portuguesa e a implementação do piloto nacional em articulação com as escolas secundárias portuguesas. Neste momento, lidera a task ‘Web presence and design’, onde é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do website do projeto, assim como, de todos os suportes de comunicação digital multimédia (branding, vídeos, ilustrações, animações, design, etc). Encontra-se ainda envolvida em outras duas tasks do projeto: Learning community management and skills training; Pilot coordination and continuous risk assessment.

O UP2U arranca este ano com um projeto piloto à escala internacional, que irá contar com a participação de várias escolas secundárias portuguesas.

Saiba mais informações acerca do UP2U no website do projeto.