Passar para o Conteúdo Principal
 

RCTS: Ligação mais rápida e eficaz ao Facebook

RCTS: Ligação mais rápida e eficaz ao Facebook

RCTS Facebook

Boas notícias: se chegou a esta notícia a partir do Facebook e está a usar a RCTS, é quase certo que a publicação consultada já tenha sido “servida” pela cache instalada recentemente na nossa rede, de forma mais rápida e eficaz.

A partir da semana passada, o tráfego na rede RCTS para o Facebook, Instagram e WhatsApp processa-se de forma mais célere, sem trânsito pela ligação europeia ao GÉANT para grande parte dos conteúdos. Em números, verificou-se uma redução de 73% da largura de banda necessária para responder aos pedidos feitos a estas três plataformas.

Neste momento, os conteúdos consultados mais frequentemente dentro da rede RCTS já não precisam de ser descarregados remotamente, sendo a troca de dados local. Isto significa que a ligação ao GÉANT fica com maior capacidade para outras utilizações. Esta medida tem também um impacto positivo na redução de custos e na performance da rede.

À semelhança do Facebook, que é o mais recente serviço de conteúdos disponibilizado pela FCCN através da RCTS, são igualmente proporcionadas caches de conteúdos da Google e da Akamai.