Passar para o Conteúdo Principal
 

RCTS: Upgrade GWS para 7Gbps

RCTS: Upgrade GWS para 7Gbps

Em resposta ao aumento do tráfego e de forma a garantir os níveis de qualidade na conectividade para a Internet Global, a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade – aumentou a capacidade para este tipo de tráfego de 5 para 7 Gbps.

 

A conetividade internacional da RCTS é assegurada através das suas ligações ao GigaPIX e ao GÉANT. Possui ainda caches dos maiores fornecedores de conteúdos globais na sua rede que melhoram o desempenho e experiência de utilização sentida.

A ligação à rede GÉANT é assegurada por duas ligações de 20Gbps, uma que interliga Lisboa a Madrid e a outra Lisboa a Londres. Estas ligações asseguram o acesso da comunidade RCTS às restantes redes académicas mundiais, centros de investigação ou de computação avançada, laboratórios, etc.  Também via rede GÉANT é possível o acesso à Internet Global, tendo sido esta a componente que registou um aumento de capacidade.

Este aumento visa responder ao crescimento sentido no tráfego das entidades ligadas à RCTS. A capacidade passou de 5Gbps para 7Gbps, correspondendo a um aumento de 40% na capacidade para os destinos não académicos ou de peerings. A decisão foi tomada numa altura em que, embora ainda não se tenha atingido o máximo de ocupação, se prepara o novo ano letivo e o espectável aumento do tráfego face ao período de férias.

Como nota adicional, refere-se que o GWS (GÉANT World Service), ao nível da RCTS, é contabilizado de forma diferente das outras duas componentes de tráfego, correspondendo em média a 10% do tráfego total das instituições ligadas à rede.