Passar para o Conteúdo Principal
 

Serviço Zappiens descontinuado

Serviço Zappiens descontinuado

Zappiens

Lançado em 2008, o Zappiens tinha como objetivo principal agregar conteúdos multimédia educativos, científicos, culturais ou artísticos produzidos, preferencialmente em ambiente escolar e em língua portuguesa, para divulgação de forma facilitada a um público vasto, através da Internet.

A disponibilização de vídeos educativos produzidos pela e para a comunidade escolar visava encorajar a criação, publicação e visualização de mais e melhores conteúdos.

O Zappiens dividia-se assim nas seguintes áreas temáticas: Artes e Humanidades, Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias, Educação e Concursos -, cada uma subdividida em diferentes ramos.

Por motivos de ordem técnica e de recursos, deixará de ser possível atualizar e manter o serviço, pelo que em breve o mesmo será descontinuado.

A confiança depositada no Zappiens durante o período da sua existência permitiu reunir cerca de 2500 conteúdos criados pela comunidade escolar. Todos estes vídeos carregados para o Zappiens pelos utilizadores do serviço, ao longo dos últimos 10 anos, serão migrados para a uma plataforma de partilha de conteúdos alternativa – o Portal Educast. A transferência de conteúdos respeitará os direitos de autor, categorias e metadados dos conteúdos.

O novo destino dos conteúdos Zappiens – o Educast – é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos educativos, podendo ser utilizado para disponibilização de novos vídeos. Caso tenha interesse em continuar a disponibilizar esta tipologia de vídeos poderá entrar em contacto com a nossa equipa.

Qualquer esclarecimento adicional sobre a descontinuação do serviço poderá ser obtido através do contacto: c.imagem@fccn.pt.