Passar para o Conteúdo Principal
 

Supercomputador a caminho do Minho

Supercomputador a caminho do Minho

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Universidade do Minho assinaram recentemente em Barcelona um protocolo que estabelece a associação do Barcelona Supercomputing Center (BSC) ao futuro Minho Advanced Computing Center (MACC). Este acordo, firmado a 12 de janeiro, prevê a instalação do primeiro supercomputador em Portugal na universidade minhota.

A instalação desta infraestrutura de computação foi formalizada dia 25 de novembro, com a assinatura de um memorando de entendimento entre a FCT, a Universidade do Texas em Austin (UTAustin) e a Universidade do Minho.

O protocolo agora assinado em Barcelona contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Secretária de Estado da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Carmen Vela, e João Nuno Ferreira em representação da FCT.

Esta nova infraestrutura de computação vai incluir vinte bastidores da plataforma de computação avançada STAMPEDE 1, que vão ser cedidas à FCT pelo Texas Advanced Computing Centre da UTAustin (TACC). Com instalação prevista para o primeiro trimestre deste ano, estes novos equipamentos pretendem contribuir para o desenvolvimento de novas áreas de computação em Portugal, com operação totalmente integrada na rede nacional, europeia e internacional de investigação, na sequência da adoção da Estratégia Nacional de Ciência Aberta.

A infraestrutura servirá, numa primeira fase, o Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Centre), como base ao estabelecimento da rede AIR_DataNet, a desenvolver durante 2018, em parceria com o TACC e o BSC. A infraestrutura a ser instalada prevê a possibilidade de desenvolvimento de novas áreas de computação em Portugal e fomentar a investigação em áreas como o clima, a segurança marítima, o apoio às pescas, a monitoração de padrões de mobilidade nas cidades, o estímulo da biodiversidade, a gestão do risco nas florestas e aplicações na saúde, incluindo bioinformática.