Passar para o Conteúdo Principal
 

TNC18 – Convite para submissão de Lightning Talks

TNC18 – Convite para submissão de Lightning Talks

TNC Student Contest A6 Postcards.indd

Até 31 de janeiro de 2018, os estudantes universitários portugueses, com o apoio da unidade FCCN da FCT, poderão submeter uma proposta de apresentação na maior e mais prestigiada conferência anual de redes académicas.

A TNC18 será realizada em Trondheim, na Noruega, de 10 a 14 de junho e contará, como é habitual, com mais 650 participantes.

A GÉANT e a FCCN convidam alunos portugueses a participar neste Lightning Talk Challenge. Trata-se de uma excelente oportunidade para os estudantes mostrarem o seu interesse nas matérias que estudam ou partilharem informação sobre atividades relevantes que decorram no campus da universidade onde estão a receber a sua formação.

Deixamos abaixo todos os detalhes mas os interessados poderão entrar em contacto com a FCCN para qualquer esclarecimento adicional.

O que é?

Students Lightning Talk Challenge é, como o nome indica, um desafio e uma forma de levar os estudantes a participar numa conferência internacional com uma apresentação de 5 minutos. A apresentação poderá ser a exposição de uma ideia brilhante, uma descoberta de inovação, um projeto, o resultado de uma investigação ou de um estudo, e será exposta a uma audiência internacional de tecnólogos e membros da comunidade académica.

O que ganha o estudante em participar?

Ter uma proposta sua ser aceite para uma Lightning Talk na TNC ou em qualquer outra conferência académica é, só por si, um desafio recompensador e uma experiência enriquecedora. Assim, se um dos finalistas em concurso tiver uma boa proposta para submissão, terá ajuda: a equipa GLAD da GÉANT – GÉANT Learning and Development team – tem preparada uma formação que ajudará os estudantes que forem selecionados a triunfarem na sua apresentação.

São oferecidos aos participantes selecionados três cursos/webinars sobre como escrever propostas e como falar em público.

Sessões webinar:

Webinar 1 – Apresentar uma ideia: webinar de uma hora onde o aluno recebe instruções e orientações sobre a elaboração de uma proposta para uma Lightning Talk inspiradora na TNC18.
Webinar 2 – Falar com impacto: webinar de uma hora no qual o aluno recebe dicas práticas e informação das melhores práticas para ser um orador convicente, influente e cativante.
Webinar 3 – Ensaiar, ensair e ensaiar: Neste webinar de uma hora, o aluno irá ensaiar a entrega do seu discurso já trabalhado e receberá criticas e feedback construtivo dos formadores e de outros participantes.

Em caso de seleção da sua proposta, o estudante viajará gratuitamente para a conferência de 3 dias, organizada pela GÉANT – a entidade que gere a rede académica europeia. Gastos de ingresso na conferência, alojamento e viagem estarão totalmente cobertos.

O que é esperado? 

Após o registo para o desafio, é esperado que o participante esteja disponível e contactável durante o período do desafio; submeta a sua proposta; prepare e ensaie a apresentação da mesma; receba formação nos webinars; se selecionado fazer a sua apresentação na sessão Lightning Talks na TNC18. A apresentação deve ser feita em inglês e ter no máximo 5 minutos.

Que tipo de ideias podem ser submetidas? 

O assunto de cada apresentação pode ser uma ideia, um projeto, o resultado de uma investigação, uma ideia inovadora em que o estudante esteja a trabalhar e que aborde um aspeto técnico, económico, legal, de segurança ou ambiental em qualquer área de TI e/ou redes.

 

Data limite

Os registos para os estudantes portugueses deverão ser feitos através da FCCN e já estão a decorrer. A data limite para o registo é 31 de janeiro de 2018.

 

Para fazer o registo

Os registos destas participações devem passar primeiro pela NREN local, neste caso, a FCCN. O estudante interessado deve entrar em contacto connosco e enviar-nos uma sinopse da sua proposta para que seja submetida a apreciação. Caso passe a primeira fase, procede-se ao registo do participante.

 

Processo

  1. Fazer o registo até 31 de janeiro, através da FCCN. (Os registos são limitados e serão processados por ordem de chegada)
  2. Participar nos webinars em fevereiro e março de 2018. (Datas a confirmar)
  3. Após os webinars o estudante deverá submeter a proposta final ao Comité Científico da TNC.
  4. Ter a proposta aceite e realizar a apresentação na conferência. O proponente receberá uma notificação caso a proposta tenha sido aceite pelo Comité Científico da TNC18.

Convidamos os alunos a apresentarem as suas propostas e a concorrerem a esta oportunidade única de ir à Noruega assistir à TNC18 e viver a experiência de fazer parte desta grande conferência.

Testemunhos dos estudantes que fizeram apresentações na TNC2017