Passar para o Conteúdo Principal
 

TNC19 – Candidaturas abertas para submissão de Lighting Talks

TNC19 – Candidaturas abertas para submissão de Lighting Talks

Lightning Talks

Estudantes universitários portugueses com possibilidade de realizar apresentação em Tallinn, na Estónia, no âmbito da TNC19. Candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro.

Os estudantes universitários portugueses das áreas de TI e Redes têm a oportunidade de submeter uma proposta de apresentação na maior e mais prestigiada conferência anual de redes académicas, com o apoio da Unidade de Computação Científica.

TNC19 será realizada em Tallinn, na Estónia, de 16 a 20 de junho. Na última edição, estiveram presentes mais 750 participantes. Os estudantes Jorge Mendes e José Brito, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), nomeados ppela Unidade FCCN, marcaram presença em palco, no âmbito das Lightning Talks.

Em 2019, a GÉANT e a Unidade FCCN voltam a convidar os estudantes portugueses a participar neste evento, através do Lightning Talk Challenge. Através desta oportunidade, poderão mostrar o seu interesse nas matérias que estudam ou partilharem informação sobre atividades relevantes na área das tecnologias que decorram no campus da sua instituição de ensino superior.

No seu website, a GÉANT partilha alguns conselhos para “construir uma proposta com sucesso”. Originalidade, foco na narrativa e preocupação com o conteúdo são alguns dos exemplos.

O que é?

Students Lightning Talk Challenge consiste numa apresentação de 5 minutos. A apresentação poderá ser a exposição de uma ideia brilhante, uma descoberta de inovação, um projeto, o resultado de uma investigação ou de um estudo, e será exposta a uma audiência internacional de tecnólogos e membros da comunidade académica.

O que ganha o estudante em participar?

Participar na maior e mais prestigiada conferência de redes académicas é, só por si, um desafio recompensador e uma experiência enriquecedora. Para além desta oportunidade, há ainda um momento de formação envolvido. Os estudantes selecionados terão o apoio da GLAD da GÉANT – GÉANT Learning and Development team – com três cursos/webinars sobre como escrever propostas e como falar em público.

Em caso de seleção da sua proposta, o estudante viajará gratuitamente para a conferência de 3 dias, organizada pela GÉANT – a entidade que gere a rede académica europeia. Gastos de ingresso na conferência, alojamento e viagem estarão totalmente cobertos.

O que é esperado? 

Após o registo para o desafio, é esperado que o participante esteja disponível e contactável durante o período do desafio; submeta a sua proposta; prepare e ensaie a apresentação da mesma; receba formação nos webinars; se selecionado fazer a sua apresentação na sessão Lightning Talks na TNC18. A apresentação deve ser feita em inglês e ter no máximo 5 minutos.

Que tipo de ideias podem ser submetidas? 

O assunto de cada apresentação pode ser uma ideia, um projeto, o resultado de uma investigação, uma ideia inovadora em que o estudante esteja a trabalhar e que aborde um aspeto técnico, económico, legal, de segurança ou ambiental em qualquer área de TI e/ou redes.

Como apresentar a candidatura?

Os registos para os estudantes portugueses deverão ser feitos através da Unidade FCCN e já estão a decorrer. A data limite para o envio de candidaturas à FCCN é de 22 de fevereiro, para o seguinte endereço de email c.imagem@fccn.pt.