Passar para o Conteúdo Principal
 

Velocidade Gigabit na Ásia Central

Velocidade Gigabit na Ásia Central

caren

As comunicações entre as comunidades de investigação e educação da Ásia Central e Europa estão já a beneficiar da recente instalação de um anel de circuitos de 1 Gbps, oficialmente inaugurado no início da 2ª Conferência Regional de Redes da CAREN (CRNC 2017) em Bishkek, Quirguistão, em abril passado.
A aposta na colocação desta capacidade é um dos componentes-chave do projeto CAREN (Rede Académica da Ásia Central) financiado pela UE que agora, na sua terceira fase, pretende criar uma rede de dados sustentáveis e de grande capacidade ao longo da área referida.

“A GÉANT foi incumbida pela União Europeia de ajudar a construir pontes digitais entre a Europa e outras regiões do mundo, para fortalecimento das atividades atuais e incremento de novas iniciativas colaborativas de investigação e educação”, disse Steve Cotter, CEO da GÉANT.
O financiamento da UE, combinado com a experiência da GÉANT em conjunto com os seus parceiros na Ásia Central, coloca a CAREN na posição mais privilegiada para transformar a antiga ‘Rota da Seda’ numa autoestrada digital de alta velocidade.

Ler o artigo completo. (em língua inglesa)