O Arquivo.pt é o serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvido pela FCCN, responsável pela preservação de páginas e websites desde 1996. Aqui, qualquer pessoa pode pesquisar o passado da web portuguesa.
Além de arquivar, este serviço permite ainda que todos “viajem no tempo” através das exposições online Arquivo.pt, coleções de páginas do passado preservadas e onde cada uma é dedicada a um tema ou época especial.
Estas exposições online permitem revisitar momentos da história de uma instituição, do país e/ou do mundo, tornando acessível a todos uma memória digital que, de outro modo, se perderia. São construídas a partir de páginas web arquivadas ao longo dos anos e, desta forma, permite que o utilizador navegue em versões antigas de sites que testemunharam acontecimentos relevantes para a sociedade portuguesa.
Da democracia à música num único local
Entre as dezenas de exposições online disponíveis no site do Arquivo.pt, destaca-se a dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, que revisita alguns acontecimentos históricos desde a Revolução dos Cravos. Também os 40 anos da Rádio Comercial ou a evolução da Feira do Livro de Lisboa são viagens cujas narrativas culturais e institucionais se foram construindo no espaço digital.
O IndieLisboa é outro dos exemplos, onde a coleção conta a história dos 20 anos deste festival no nosso país, no âmbito da comemoração do aniversário. Esta Viagem no Tempo acompanha a transformação da identidade visual do festival, a programação ao longo dos anos e o modo como o cinema independente encontrou expressão online.
Outras instituições culturais e educativas, como a Associação Portuguesa de Imprensa, o Casino do Estoril em parceria com o MUVITUR, ou ainda iniciativas académicas como a linha do tempo da NOVA SBE, têm também no Arquivo.pt uma exposição a si dedicada que permite salvaguardar a sua presença digital e disponibilizá-la às gerações futuras.
Qualquer instituição pode solicitar a criação da sua própria exposição, toda a informação está disponível em Arquivo.pt.
Convidamos todos a explorar melhor esta ferramenta única e totalmente gratuita, para todos!