Política ambiental

Motivação

As TIC são um dos setores que, em termos de consumo de energia, mais impacto tem. O crescimento da indústria e a crescente procura por maiores capacidades de computação e largura de banda criam uma pegada significativa dentro das organizações e como um todo.

Otimizar a eficiência energética e de materiais dos serviços tecnológicos é imperativo para garantir a sustentabilidade económica e ambiental. A necessidade do uso inteligente das TIC para a sustentabilidade é naturalmente relevante para a FCCN e seus colaboradores.

A FCCN tem uma posição especial devido ao seu papel de fornecedor de rede para a comunidade de investigação e educação. A relação próxima da FCCN com o ensino superior e a investigação, bem como a defesa de tecnologias e aplicações de ponta, leva-nos a encarar com seriedade o dever de adotar as melhores práticas ambientais e de promover a tecnologia de rede adequada como alternativa às práticas que atuam como grandes fontes de poluição e emissões nocivas.

Assim, pretendemos integrar as melhores práticas ambientais nas nossas atividades, mantendo um equilíbrio adequado entre considerações ambientais e económicas, trabalhando com todos os envolvidos para minimizar o desperdício e a pegada de carbono.

Alinhados com esta preocupação, a FCCN pretende que a presente política assente em três pilares: ambiental, económico e social. 

Numa pré-análise, quer interna, das práticas que a FCCN já adota, quer externa, para melhor perceção do que é feito por outras instituições similares, constatámos que, apesar de tudo, já adotamos um conjunto de práticas positivas que nos permitem estar na direção de um caminho mais sustentável.

Concretamente no que diz respeito ao ECO.AP 2030 – Programa de Eficiência de Recursos da Administração Pública, concluímos que atualmente cumprimos com cerca de 56% das ações propostas para o programa e prevemos o cumprimento em mais 33%. 

Através da análise do relatório da Pegada Ambiental da FCCN realizado em 2016, foram tiradas algumas conclusões (que eram esperadas), como o facto de a eletricidade ser a maior fonte de contribuição para o valor desta pegada, seguida do uso do automóvel.

Já no presente ano foram recolhidos alguns dados para cálculo da Pegada atual que nos permitirá uma melhor definição de objetivos e metas.

Foi ainda realizado um questionário interno com 49% de respostas que permitiu apurar algumas medidas que os colaboradores já adotam quer no trabalho quer na vida pessoal, mas também sugestões de práticas que gostavam de ver implementadas. De uma forma geral, permitiu concluir que grande parte (dos respondentes) está sensibilizado para o tema da sustentabilidade e envolvido em ações neste âmbito.

Compromisso

A FCCN compromete-se a:

  • Aplicar padrões responsáveis em áreas ainda não cobertas por leis e regulamentos existentes;
  • Reportar a pegada ambiental e ser transparente sobre como esta é constituída;
  • Considerar as questões ambientais em todas as nossas atividades, desde o funcionamento diário a eventos, passando pela aquisição de bens e serviços, e na gestão de equipamentos durante o curso normal das atividades, procurando minimizar consumos de energia;
  • Desenvolver e promover o uso de serviços que reduzam naturalmente as emissões de gases de efeito estufa – GEE – por meio da substituição e otimização dos efeitos das TIC como alternativa ambientalmente positiva;
  • Observar pragmaticamente e com cautela o uso de recursos, tentando sempre reduzir ao máximo o desperdício;
  • Promover o uso de serviços de TIC apropriados como uma alternativa ambientalmente positiva e trabalhar para colaborar em inovações nos serviços de forma a contribuir coletivamente para operações e desenvolvimento sustentáveis;
  • Incentivar e apoiar os colaboradores a adotarem práticas mais sustentáveis, influenciando positivamente ideias simples para economizar energia, como fazer planos de viagem conscientes;
  • Economizar energia através de monitorização do uso desta e da identificação de fontes de desperdício de energia (garantindo que equipamentos sejam desligados quando não estiverem em uso, por exemplo);
  • Reutilizar e reciclar sempre que possível e adotar formas responsáveis de deitar fora desperdícios ou excedentes, incluindo lixo eletrónico;
  • Partilhar experiências com a comunidade para promoção de melhorias mais amplas nas questões ambientais;
  • Optar por fornecedores que cumpram normas sustentáveis e mantenham essas preocupações, e incentivar outros fornecedores a melhorarem seus padrões ambientais por meio de contratos de aquisição e de nível de serviço;
  • Diligenciar pela obtenção de certificação verde;
  • Implementação de política de saúde e bem-estar, junto dos colaboradores;
  • Promover a realização de formação na área da sustentabilidade.

Conteúdo atualizado a 08/03/2024