A Comissão Europeia publicou uma recomendação sobre um roteiro de execução coordenada para a transição para a criptografia pós-quântica. Este documento inclui um conjunto de medidas que os Estados-Membros devem aplicar para uma transição sincronizada, bem como diretrizes para assegurar que todas as partes estão informadas relativamente à ameaça quântica à criptografia.
Mas do que se trata a criptografia pós-quântica (PCQ)? Em termos simplificados, é um novo tipo de segurança digital.
Hoje, usamos algoritmos que funcionam muito bem contra computadores comuns, mas que poderão ser quebrados por computadores quânticos no futuro.
A PCQ é desenvolvida para ser “à prova de quântica”, ou seja, criada com base em problemas matemáticos que mesmo supercomputadores quânticos não conseguem resolver em tempo útil. Isso garante a proteção de dados pessoais, serviços digitais e infraestruturas críticas (como bancos, energia e saúde) durante as próximas décadas.
Participar nesta consulta é um contributo direto e essencial para moldar as políticas digitais da Europa. Cada sugestão pode influenciar como protegemos os dados, serviços e infraestruturas no futuro.
Recolha de contributos até 29 de setembro (17h, hora de Lisboa)
A presente consulta pública pretende recolher perspetivas, sugestões e comentários, tanto estratégicos como técnicos, para composição e melhoria deste roteiro de transição. Com recurso aos contributos partilhados no inquérito, até 29 de setembro, definir-se-ão os próximos passos para a implementação do roteiro.
Podem contribuir organizações de diferentes setores, especialistas em cibersegurança, reguladores, developers, utilizadores de ferramentas open-source, entre outros. O preenchimento está ainda aberto a entidades públicas, privadas, comunidade académica, bem como profissionais individuais com experiência ou contributos relevantes.
Contacto para esclarecimentos: cncs@cncs.gov.pt