A FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, marca mais uma vez presença no encontro Ciência, que este ano se realiza entre os dias 9 e 11 de julho, em Carcavelos, no Campus da NOVA SBE, tendo por tema “Ciência, Inovação e Sociedade”. O evento assume-se como o principal palco nacional de partilha de conhecimento científico e tecnológico, juntando investigadores, decisores e entidades públicas e privadas a nível nacional e internacional.
O impacto da Inteligência Artificial na Ciência é um dos temas a subir a palco
Nesta edição, a FCCN irá para dinamizar sessões dedicadas a temas essenciais para o avanço da investigação e da ciência em Portugal, reforçando o seu papel na promoção da inovação e do conhecimento no país.
No dia 9 de julho, pelas 16h30, no Atrium Hovione, realiza-se a sessão plenária “AI4Science: e as Ferramentas para a Ciência do Futuro”, onde se pretende promover uma reflexão multidisciplinar e crítica sobre o impacto da Inteligência Artificial na investigação científica, através de uma abordagem equilibrada entre o potencial tecnológico e os desafios sociais e políticos que a acompanham.
A sessão contará com a presença de representantes e especialistas de várias instituições. Helena Machado, investigadora no CIES/ISCTE-IUL será a keynote speaker. A mesa redonda conta com o especialista Mário Figueiredo, Professor catedrático do Instituto Superior Técnico, João Magalhães, Professor na NOVA FCT e investigador principal no NOVA LINCS, Goreti Marreiro, Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico do Porto, Hugo Penedones, Cofundador e CTO da Inductiva e com Paulo Dimas, CEO do Center for Responsible AI.
No segundo dia, Filipa Pereira, gestora de dados de investigação da FCT, na unidade de serviços digitais da FCCN, é uma das oradoras da sessão “Estratégias e ferramentas para práticas de Dados Abertos em Portugal”, que se realiza no Anfiteatro B011, às 14h30.
A 11 de julho, a FCCN promove também uma sessão paralela denominada “Mais Ciência, Mais Digital”, que terá início às 15h35 no Anfiteatro B002. Dedicada à transição digital no ensino superior e na investigação, no momento pretende-se fazer uma viagem pelos recursos nacionais que estão a inovar a forma como se faz ciência, com enfoque nos serviços da FCT, desenvolvidos pela FCCN, para a comunidade académica e científica.
Também a 11 de julho, pelas 11h30, João Mendes Moreira e Miguel Andrade, diretores de área da FCCN, sobem ao palco da sessão paralela “Ciência Aberta e Acesso Aberto: práticas e políticas”, refletindo sobre os fundamentos da Ciência Aberta e explorarando os diferentes modelos de publicação em Acesso Aberto.
Saiba mais sobre os serviços digitais da FCT
A FCCN marca novamente presença na Mostra de Ciência e Tecnologia, um espaço que permitirá a ligação dos participantes com as entidades ligadas à ciência e a tecnologia.
Ao visitar o stand 3, da FCCN, poderá saber mais sobre os serviços digitais que chegam diariamente à comunidade, realizando este ano um quiz que permitirá aos investigadores saberem qual o seu perfil e a sua ligação ao digital, podendo ainda ganhar brindes personalizados.
Organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Agência Nacional da Cultura Científica CIÊNCIA VIVA, com a estreita colaboração da Universidade NOVA de Lisboa e com o apoio institucional do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o evento conta com um programa diversificado, que inclui mais de 50 sessões e cerca de 200 oradores. Pretende refletir o que de melhor se faz em ciência, tecnologia e inovação em Portugal e a nível internacional, sendo esperados mais de 2.000 participantes.
O programa completo, entre outras novidades, já se encontram disponíveis online.