No Dia Mundial das Competências Jovens, a FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, destaca a literacia em ciência como uma competência que deve ser transversal às várias gerações, nomeadamente, às mais jovens, e cada vez mais central na sociedade atual.
Num contexto de sobrecarga informativa e de aceleração tecnológica, ter acesso a fontes científicas abertas e fidedignas, que permitam compreender conceitos e fundamentos, é essencial para todos – jovens e adultos. A literacia em ciência permite tomar decisões informadas, participar de forma crítica em questões públicas e contribuir para sociedades mais resilientes.
Esta é uma competência de base, que se liga diretamente à capacidade de entender o mundo e agir sobre ele. A literacia em ciência permite navegar numa realidade cada vez mais marcada por dados, evidência científica e inovação tecnológica, devendo ser cultivada desde cedo e encarada como essencial ao longo da vida.
Ciência aberta: o caminho para o acesso e conhecimento
A ciência aberta desempenha um papel estruturante neste processo. Quando o conhecimento é acessível, transparente e inclusivo, cria-se uma base sólida para a literacia em ciência. Democratizar o acesso ao saber é garantir que mais pessoas podem pensar criticamente, participar e inovar.
Promover o acesso ao conhecimento e apoiar uma sociedade mais preparada são compromissos centrais da FCCN. Através de serviços digitais que colocam a ciência aberta ao alcance de todos, promove-se a literacia científica como motor de desenvolvimento pessoal e coletivo:
- b-on – Biblioteca do Conhecimento Online: permite o acesso a milhares de revistas e publicações científicas, disponíveis para a comunidade académica e científica nacional.
- RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: plataforma que agrega e disponibiliza publicações científicas de repositórios de instituições portuguesas, promovendo o acesso livre à produção académica nacional.
- Plataforma NAU – Plataforma de ensino e formação online: oferece cursos abertos, gratuitos e certificados, permitindo, mais recentemente, a associação de DOI a formações baseadas em investigação científica.
Através destes e outros serviços, a FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, continua a promovem uma ciência aberta, inclusiva e acessível a todos.