A NAU, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvido pela FCCN, alcançou os 500 mil utilizadores registados na plataforma, durante o mês de novembro. Este marco junta-se a outro alcançado em fevereiro deste ano, o de 1 milhão de inscrições em cursos.
Foi neste contexto que a FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, falou com Pedro Cabral, gestor do serviço, que explica a evolução da plataforma nos últimos anos e as razões por trás desta conquista – desde a robustez tecnológica ao impacto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O gestor da NAU destaca que este crescimento superou todas as previsões iniciais. No final de 2022, já a caminho do quarto aniversário do serviço, a tendência de crescimento rondava os 50 mil novos utilizadores por ano. Numa fase pós-pandemia COVID-19, as grandes plataformas internacionais de MOOC (Massive Open Online Courses – Cursos Abertos e Massivos Online), outrora com grande procura, começavam a sentir um abrandamento de crescimento com o regresso à normalidade.
“Nesta altura, estimávamos que a tendência anual de 50 mil novos utilizadores ia manter-se estável e que atingiríamos os 500 mil totais ao fim de 10 anos de existência da NAU, em 2029. Por isso, termos atingido os 500 mil utilizadores em menos de 7 anos é um sinal francamente positivo”, explica Pedro Cabral.
Fatores que explicam o sucesso
O gestor destacou três pontos-chave que permitiram alcançar este crescimento:
- Uma equipa dedicada à missão de tornar o conhecimento acessível a todos;
- A robustez tecnológica da plataforma, que permite responder a picos de utilização, com momentos que já ultrapassaram os 4 mil utilizadores em simultâneo;
- O apoio contínuo a utilizadores e equipas de curso, garantindo confiança e qualidade na experiência.
Outro fator determinante foi o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitiu reforçar recursos humanos e expandir serviços disponibilizados pela NAU. “Os números falam por si”, sublinha Pedro Cabral.
Em 2024, a NAU estabilizou a oferta acima dos 100 cursos e ultrapassou a média anual de 85 mil novos utilizadores. Em 2025, além destes marcos alcançados, prevê-se ultrapassar os 150 mil novos utilizadores até ao final do ano – o triplo da tendência registada há três anos.
Um futuro com ambição
Com estes resultados, a NAU reforça o seu papel como plataforma estratégica para instituições e organizações que apostam na formação online. Cofinanciada pelo PRR, a iniciativa continua a trabalhar para “chegar ainda mais longe”, conclui o gestor do serviço.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).












