Localizado junto à Zona de exposição, na Sala Aeminium, o Innovation Hub é o palco que dá voz aos participantes e promove um diálogo de proximidade sobre diversos temas.   

As apresentações decorrem durante os momentos de pausa do evento, e têm a duração de 15 minutos. Este espaço intimista vem estreitar relações e promover a troca de opiniões entre quem sobe a palco e o público, dando espaço a questões e partilha.  

Conheça as apresentações que vão subir a este palco.  

6 de maio: automação, multimédia e colaboração 

O Innovation Hub estreia-se com Carolina Fernandes, da GÉANT, cuja apresentação tem como título “GÉANT Automation Platform: a journey from automating to orchestrating the GÉANT NREN’s network operation”. A sessão decorre durante a pausa de almoço do evento e tem início às 13h15.  

Logo de seguida, às 13h30, Fabrício Cunha apresenta, por parte da FCCN, serviços digitais da FCT, como é possível processar videos 2x mais rápido. Nelson Dias da FCCN sobe a palco com o tema “Sonificação de dados científicos, às 13h45, e, de seguida, João Carvalho, da equipa de Multimédia da FCCN, apresenta neste palco, ás 14h00 “O maravilhoso mundo do Educast Recorder”.  

Durante a pausa da tarde, Teresa Cardoso, por parte da Universidade Aberta, traz ao palco o tema “Wikipédia, um exemplo sério de colaboração?”, numa sessão com início às 16h15.  

Dia 7 de maio: Inteligência Artificial, competências digitais e inovação 

No segundo dia do evento, são 5 as apresentações que decorrem neste novo palco. Logo às 10h15, Sandra Martins do .PT fala sobre “Ponto Digital – Digital Skills and Jobs”.  

Durante o almoço, Lucas Sisau, numa apresentação conjunta entre a Oracle e Universidade da Beira Interior, às 13h15, tem como título a apresentação: “De zero a um milhão: Como consegui o primeiro milhão de downloads do meu pacote PHP de código aberto”. Às 13h30, Porfírio Trincheiras, da Nova IMS, traz a temática da Inteligência Artifícial a palco do Innovation Hub.  

Por parte da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, Carolina Sousa, apresenta a sessão com o título “Programa PhD Empresas”.  

Ainda na tarde de dia 7 de maio, 16h15, Isabel Margarido, do UPDigital/Universidade do Porto, assume a sessão “iLab U.Porto – Plataforma de Inovação para Todos” 

A 8 de maio, a Inteligência Artificial regressa a palco 

Às 10h15 do último dia João Patrício, do Instituto Politécnico de Tomar, explica como utilizar “IA nas atividades das Instituições de Ensino Superior” 

A 16.ª edição das Jornadas FCCN traz novas temáticas e novidades para as centenas de participantes que estarão presentes entre os dias 6 e 8 de maio, no Convento de São Francisco, em Coimbra.  

Últimos artigos