Passar para o Conteúdo Principal
 

Quem Somos

AO SERVIÇO DO ENSINO E DA CIÊNCIA

 

A FCCN é a unidade da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que tem como missão principal o planeamento e gestão da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade.

A RCTS é uma infraestrutura de investigação digital, transversal a todas as áreas do conhecimento e cobrindo todo o território nacional.

Os seus serviços são disponibilizados através de uma rede de alto desempenho para instituições de ensino e investigação, assegurando assim os requisitos de comunicações e serviços digitais avançados das diversas comunidades de utilizadores destas entidades. A RCTS constitui-se igualmente como uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações.

Onde estamos localizados e os nossos Contactos.

PILARES DE AÇÃO

A FCCN disponibiliza às comunidades académicas e científicas nacionais uma gama alargada de serviços, agrupados nos seguintes Pilares de Ação:

CONECTIVIDADE

Serviços de conectividade de alto desempenho à rede RCTS e serviços de autenticação e autorização. Estão neste contexto os serviços RCTS IP, RCTS Plus, RCTS Lambda, RCTS Fibra, RCTS VoIP e eduroam.


COMPUTAÇÃO

Serviços de computação avançada, armazenamento e partilha de dados. Incluem-se neste âmbito a Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) e o RCTS Housing.


COLABORAÇÃO

Serviços que promovem e facilitam a colaboração das comunidades servidas e promovem a divulgação científica através de soluções multimédia. Inserem-se neste contexto os serviços Colibri, Videocast, Estúdio e Filesender.


CONHECIMENTO

Serviços que asseguram o acesso a fontes de informação científica, tanto em regime de acesso aberto como através de subscrições de periódicos de prestígio. Incluem-se também programas estruturantes de articulação entre sistemas de informação de suporte às atividades de ciência e ensino. São exemplo disso os serviços b-on, RCAAP,  ARQUIVO.PT,  educast e PTCRIS.


SEGURANÇA

Serviços de resposta a incidentes de segurança informática e sensibilização para proteção dos referidos sistemas. Inserem-se neste contexto os serviços RCTS CERT, RCTS Certificados, RCTSaai  e a operação das linhas de atendimento ao público do Projeto Internet Segura: Linha Alerta e Linha Ajuda.

VEJA INFOGRÁFICO COM TODOS OS SERVIÇOS

Imagem Quem Somos
Imagem Logo Géant

LIGAÇÃO GÉANT

Através da RCTS, a FCCN disponibiliza às instituições nacionais de ensino e investigação um conjunto de serviços digitais avançados que lhes permitem não só desenvolver projetos nacionais como também integrar ou aceder a projetos e recursos de investigação internacionais.

Esta capacidade de acesso internacional é disponibilizada através da rede europeia GÉANT, que interliga e presta serviços digitais avançados às redes europeias de ensino e investigação nacionais, nas quais a RCTS se insere como membro nacional. Estas redes são internacionalmente designadas de NREN: National Research and Education Networks.

A ligação da RCTS à GÉANT oferece um canal privilegiado de colaboração para que os investigadores, professores e alunos portugueses acedam a infraestruturas, dados e serviços em todo o mundo.

CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

As infraestruturas e os serviços disponibilizados pela FCCN constituem um fator crítico no desenvolvimento da ciência em Portugal, contribuindo para a excelência da investigação nacional e para o aumento da capacidade europeia no plano mundial.

30 anos depois do seu nascimento, a unidade FCCN continua assim fiel à sua história e aos objetivos com que foi criada em dezembro de 1986, ainda com o nome de Fundação para o Desenvolvimento dos Meios Nacionais de Cálculo Científico.

Eram outros os tempos, foram outras as palavras, mas permanece o mesmo foco: dotar as comunidades académicas e de investigação a trabalhar em Portugal, dos meios tecnológicos que lhe permitam fazer ciência de excelência.

Deste modo contribui para o desenvolvimento de uma sociedade baseada no conhecimento e na inovação.

Imagem Fibra