fotografia de
Daniel Gomes
Gestor de Serviço
O Arquivo.pt celebrou 15 anos no dia 8 de novembro de 2022. O Gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, conta-lhe tudo sobre o percurso deste serviço da Unidade FCCN, antecipando algumas das novidades esperadas para o futuro. 

O projecto oficial do Arquivo.pt teve início em Janeiro de 2007 na FCCN. Porém, a ideia inicial surgiu em 2001 com o chamado projecto tumba! – temos um motor de busca alternativo!, desenvolvido na Universidade de Lisboa e apoiado pela FCCN. 

Na sequência do tumba! surgiu ainda em ambiente académico o Tomba, nome derivado de uma analogia com a Torre do Tombo, que foi primeiro protótipo de um arquivo da web português. O Arquivo.pt (ou, à época, Arquivo da Web Portuguesa) surgiria alguns anos depois. Estes são alguns dos principais marcos dos seus 15 anos de existência. 


Cronologia Arquivo.pt 

Os desafios do Presente

Atualmente, a falta de consciência acerca do valor da informação publicada online é generalizada. A maior parte da informação utilizada para organizar as nossas sociedades digitais é publicada exclusivamente online mas desaparece rapidamente e a maioria das pessoas não está ciente de que a informação online, apesar de estar amplamente disponível, é extremamente efémera. 

Neste contexto, um dos principais desafios passa por encontrar formas de captar a atenção dos cidadãos comuns e dos decisores para os problemas que decorrem da não preservação da informação online. 

Falta de consciência acerca do valor da preservação da informação publicada online

Em 2022, o Arquivo.pt preserva 28 milhões de sítios web publicados desde os anos 90. Estima-se que o investimento realizado para construir estes websites foi de cerca de 540 mil milhões de euros. O Produto Interno Bruto de Portugal em 2021 foi de 240 mil milhões de euros. 

Por outro lado, 540 mil milhões de euros é uma estimativa aproximada dos investimentos feitos para produzir os dados web preservados pelo Arquivo.pt e que, de outra forma, teriam sido desperdiçados para sempre. 

O real valor económico da informação preservada da web é complexo de estimar. Alguma informação perde valor à medida que se torna obsoleta. Porém, outra informação torna-se mais valiosa com o tempo, ao fornecer perspectivas históricas únicas que permitem derivar tendências. No entanto, é inegável que as sociedades digitais investem fortemente na produção de informação online. 

A questão importante que deve ser constantemente levantada é: As sociedades podem permitir-se continuar a desperdiçar a sua informação online? 

Contratar, treinar e manter arquivistas da Web

Um arquivo da web é um sistema de informação que recolhe informação online, armazena e fornece acesso tipicamente através de interfaces de utilizador web. Por essa razão, requer a contratação de especialistas em tecnologias web que não são abundantes no mercado de trabalho. 

Por outro lado, arquivar a web é uma atividade de Big Data e os arquivos da web têm de competir com os gigantes da Internet (ex. Google, Facebook, Amazon) para contratar alguns destes profissionais. 

Considerando que as tecnologias da Web estão em permanente evolução, os arquivistas das web têm de ter conhecimentos tanto sobre as tecnologias da Web atuais como acerca de tecnologias obsoletas. 

Arquivar a web requer especialistas em tecnologias de ponta com mentalidade de historiador e esta mentalidade não é ensinada em nenhum curso. A contratação de pessoal qualificado para desenvolver e operar um arquivo da web é um grande desafio. Manter estes especialistas por um longo período de tempo é ainda mais difícil. 

O Futuro: o Arquivo.pt como uma infraestrutura da sociedade 

Os arquivos web têm a nobre missão de preservar os documentos históricos da web para acesso futuro. 

Os investigadores científicos têm vindo a utilizar os arquivos da web desde o seu início. Porém, à medida que a Internet penetra em todos os níveis da vida quotidiana, os arquivos da web devem assumir o seu papel como infraestruturas de memória úteis a todos os cidadãos e organizações para que possam servir as sociedades digitais. 

Para este fim, é crucial que os arquivos da web ofereçam serviços de utilidade genérica que permitam tirar facilmente partido da informação histórica preservada. Nesse sentido, o Arquivo.pt tem lançado serviços inovadores como o SavePageNow, Completar a página, Memorial ou o Arquivo404. Divulgue-os para que sejam úteis a mais cidadãos!

Outros artigos relacionados