Em resposta à falha generalizada de energia que ocorreu no dia 28 de abril de 2025, a FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tomou rapidamente medidas no sentido de assegurar a conectividade e outros serviços digitais considerados mais críticos.  

Apesar da redundância melhorada da rede ter permitido menores períodos de indisponibilidade da conectividade, uma falha com esta extensão e duração, veio implicar quebras de serviços. No nó principal da rede, em Lisboa, foi possível reduzir significativamente o período de indisponibilidade, mas não totalmente, tendo ficado sem energia entre as 16h13 e as 18h05. Previamente, já tinham sido desligados todos os equipamentos consideramos não essenciais, de modo a reduzir a carga elétrica necessária. 

Após retorno da energia pública às 20h39, a equipa da FCCN iniciou os trabalhos de verificação e reposição de todos os serviços, processo esse que se prolongou durante a manhã do dia 29 de abril, devido a algumas avarias. No entanto, no final do dia 28 de abril, a maioria do backbone já estava operacional, tendo durante a noite sido reposta a conetividade internacional via GÉANT. 

A FCCN agradece a toda a comunidade a compreensão face ao sucedido e está disponível para esclarecer quais dúvidas ou mais necessidades de informação que existam.  

Últimos artigos